“A realização de um sonho”. São estas as palavras ditas por Marcelo Lopes, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) em discurso de abertura da Semana Nacional da Carne Suína realizada hoje (02/10) em São Paulo (SP). Uma iniciativa da entidade suinícola nacional em conjunto com Sebrae Nacional e Grupo Pão de Açúcar (GPA), com apoio da Associação Brasileira dos Supermercados (Abras) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A solenidade contou com a presença do Ministro da Agricultura, Antônio Andrade, e outras autoridades ligadas as instituições presentes na campanha, além de representes da suinocultura brasileira. “A carne suína é a proteína animal mais consumida no mundo, no entanto, apesar de sua qualidade e propriedades nutricionais, o consumo per capita no Brasil [cerca de 15 quilos] ainda é muito baixo”, ponderou Andrade. “Por isso, enxergo neste movimento uma grande oportunidade de crescimento para a cadeia suinícola nacional, que tem grande potencial de aumentar sua fatia no mercado”, afirmou o Ministro.
A ação de marketing, que tem como tema “A Carne Suína é 10”, está programada de 02 até 16 de outubro e prevê a distribuição de material informativo (folders, folhetos, banners, vídeos), decoração das lojas, maior espaço nas gôndolas, maior variedade de cortes e funcionários treinados para “vender” o produto. Presente nas mais de 500 lojas da bandeira Extra e Pão de Açúcar, do GPA, a carne suína brasileira poderá mostrar todo seu sabor, qualidade e praticidade a centenas de milhares de consumidores finais “na maior vitrine da história do setor” em todo Brasil.”È um momento histórico da suinocultura nacional, que nos últimos anos enfrentou tantos momentos de crise, levando muitos produtores a abandonarem a atividade por conta de prejuízos”, pontua Lopes. “Representamos uma cadeia que emprega mais de 1 milhão de pessoas, com cerca de 40 mil produtores que fazem da suinocultura nacional a quarta em produção e exportação no mundo. Tais dados são de total relevância e mostram a importância de nossa cadeia na economia brasileira. Precisamos ser ouvidos e a concretização de movimentos como este nos dá esperança na luta por um futuro melhor para nosso setor”, argumentou o líder da ABCS.
A Semana Nacional da Carne Suína, na opinião de Enéas Pestana, presidente do Pão de Açúcar,vai de encontro com uma suinocultura mais estruturada, organizada, unida e de maior representatividade nacional. “A ABCS tem agido de forma bastante adequada em nome do crescimento da cadeia suinícola e o Grupo Pão de Açúcar, confiando neste trabalho, aposta no potencial da carne suína no varejo nacional. Estar próximo da cadeia produtiva é bom para o desenvolvimento do grupo e também do País”, disse Pestana, que reforçou ainda o compromisso do GPA em apresentar a carne suína como um produto saudável, saboroso e de muita qualidade. “Até pouco tempo eu não sabia que o lombo suíno era a carne mais magra disponível no mercado atualmente. Se soubesse disso antes, certamente não teria me alimentado com outros tipos de carnes em algumas ocasiões”, brincou o presidente do GPA.
Resultados
De acordo com Leonardo Miyao, diretor Comercial do Grupo Pão de Açúcar, apenas em 2012, a Semana Nacional da Carne Suína proporcionou um aumento nas vendas do produto em mais de 35% no Estado de São Paulo e mais de 45% no Estado do Rio de Janeiro. No Centro-Oeste, o crescimento foi de 18%. “São dados animadores que coroaram nosso trabalho junto a ABCS e ao Sebrae Nacional. Para 2013, a meta é aumentar em 40% as vendas de carne suína em nossas lojas. Para isso, vamos oferecer cerca de 40 opções de cortes suínos e desconto de 25% do valor do produto”, destaca Miyao. “Vamos fazer um gol de placa!”
PNDS em ação
A gerente adjunta da Unidade de Atendimento Coletivo de Agronegócios do Sebrae Nacional, Fátima Lamar, frisou que a Semana Nacional da Carne Suína é mais uma ação concretizada pelo Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da suinocultura brasileira, trabalhando para uma maior estabilidade econômica da atividade e os conseqüentes benefícios sociais para os produtores e trabalhadores da cadeia produtiva, através da ampliação do mercado doméstico da carne suína. “Iniciamos o PNDS com foco na indústria e agora, com esta ação, estamos unindo forças também com o varejo. Com isso teremos mais encadeamento produtivo e maior sucesso com o projeto”, concluiu. A ABCS, através do PNDS, pretende elevar para 18 quilos o consumo de carne suína no Brasil até 2015.
Está aberta oficialmente a Semana Nacional da Carne Suína. Participe!
Fotos do evento, aqui.