A produção de base ecológica de frango de corte por agricultura familiar em municípios da região de Curitiba é o tema de um workshop que acontece hoje e amanhã na capital paranaense com a realização da Embrapa Suínos e Aves de Concórdia (SC), unidade descentralizada da empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O pesquisador Valdir Avila faz a apresentação do projeto transferência de tecnologias para apoiar as redes de Ater que atuam na produção, processamento e comercialização de carne, leite e ovos na agricultura familiar de base ecológica. O supervisor de Articulação e Implantação de Tecnologias da Embrapa Suínos e Aves, Idair Piccinin, apresenta a proposta do abatedouro móvel, e o analista Márcio Saatkamp fala sobre arranjos organizacionais da produção alternativa de frango na região sul do Brasil.
O workshop é mais uma ação do projeto desenvolvido pela Embrapa Suínos e Aves que recentemente promoveu dias de campo sobre leite em Formosa do Sul (SC) e sobre galinhas poedeiras em Ouro (SC), além de um seminário de sistemas de base ecológica para produção de carnes e ovos em Concórdia, que reuniu técnicos do Sebrae e da Emater do Distrito Federal e produtores orgânicos do Ride (Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno).
“Podemos apoiar e construir parcerias com quem tiver interesse em produções de base ecológica”, diz o pesquisador Valdir Avila, líder do projeto. A viabilização da produção orgânica ou de base ecológica apoia-se na instalação de sistemas de produção diversificados, integrando a produção animal a policultivos anuais e perenes, ao contrário do manejo adotado nos sistemas convencionais que, geralmente, incentivam a monocultura. “Nesse sentido, justifica-se a realização de eventos ou treinamentos que venham contribuir para maior esclarecimento dos técnicos e gestores vinculados às redes de Ater para que eles possam continuar a disseminar esses conhecimentos”, diz Avila.
O próximo evento está marcado para os dias 16, 17 e 18 de dezembro em Erechim (RS). O curso será sobre produção de leite orgânico em parceria com a Emater do município gaúcho com a participação de técnicos de instituições parcerias do projeto.