Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

Exportações do setor avícola registram queda de 2,6% no ano

Apesar do redução no volume, entre janeiro e setembro a receita do setor aumentou 5,5%, segundo a Ubabef.

Exportações do setor avícola registram queda de 2,6% no ano

A União Brasileira de Avicultura (Ubabef) divulgou levantamento com registro de queda nas exportações do setor avícola brasileiro neste ano. Entre janeiro de setembro, foram embarcados 2,999 milhões de toneladas, com queda de 2,6% em relação ao mesmo período do ano passado. A receita, no entanto, aumentou 5,5%, com US$ 6,422 bilhões.

No mês de setembro, as exportações de carne de frango apresentaram redução de 2,4% em relação ao mesmo mês de 2012, com 315,5 mil toneladas. Também houve redução de 9,7% na receita do setor, com US$ 621 milhões.

O presidente executivo da Ubabef, Francisco Turra, explica que exceto nos embarques de ovos férteis e material genético, houve redução em quase todos os segmentos exportadores da avicultura brasileira em setembro, na comparação com o mesmo período de 2012.

“De forma geral, este desempenho mensal não deverá afetar as expectativas do setor em atingir neste ano desempenho em volume de carnes semelhante ao de 2012, especialmente em carne de frango. Já no caso de ovos, há uma notável redução no ritmo das exportações”, disse Turra, que reforçou que os avicultores estão trabalhando em estratégias como o fortalecimento da marca internacional Brazilian Egg, lançada neste ano.

Insumos – Turra alertou para o abastecimento de insumos para a indústria. “A forte elevação do preço do farelo de soja foi uma das principais causas da maior crise enfrentada pelo setor avícola, em 2012, quando 10 mil empregos foram perdidos e empresas entraram em recuperação judicial. É preciso que o governo federal intensifique as ações que melhorem o abastecimento interno do insumo, priorizando a segurança alimentar brasileira e a manutenção dos empregos no Brasil. Vale mais para o país exportar valor agregado do que commodities e, com elas, os empregos”, destaca.

Destinos – Os principais destinos das exportações de carne de frango brasileira nos nove primeiros meses deste ano foram o Oriente Médio, com 1,094 milhão de toneladas (aumento de 7,3% em relação ao mesmo período do ano passado), a Ásia, com 815,2 mil toneladas (queda de 5,3%), seguidos pela África, com 389,1 mil toneladas (queda de 14,9%), União Europeia, com 302,8 mil toneladas no período (queda de 10,2%), países americanos, com 190,1 mil toneladas (aumento de 23,2%) e europeus fora do bloco, com 71 mil toneladas (queda de 22,5%).