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Economia

Custos de produção e oscilação do câmbio podem obrigar empresas avícolas a reduzir a produção

Várias empresas do setor reportaram a redução de produção de carne de frango para este último semestre de 2013.

Custos de produção e oscilação do câmbio podem obrigar empresas avícolas a reduzir a produção

O presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (UBABEF), Francisco Turra, disse, hoje (24), que várias empresas do setor reportaram a redução de produção de carne de frango para este último semestre de 2013.

Conforme explica o presidente da UBABEF, o relato foi feito por agroindústrias de diversos portes, inclusive por algumas das maiores empresas do setor no país.  “De acordo com as informações repassadas pelas empresas, a redução na produção das aves pode chegar, em alguns casos, em até 10% do total produzido no mesmo período em 2012”, ressalta.

A decisão, na maioria dos casos, conforme destaca Turra, deve-se a fatores como custos de produção, reduzidos estoques de farelo de soja e oscilação cambial. No caso dos custos de produção, o contingenciamento e as exportações recordes de insumos, especialmente de soja, estão criando grandes dificuldades para a compra e manutenção de estoques adequados. 

“Está claro que as empresas querem evitar que uma situação como a crise histórica de 2012 não se repita, com mais de 10 mil demissões, fechamento de fábricas e a falta de insumos para animais já alojados”, observa.

Outro fator apresentado por algumas agroindústrias, especialmente as exportadoras, é a insegurança com relação a negócios que dependem de operações cambiais. “A flutuação do câmbio prejudica a estabilidade das negociações e é acentuada pela perda de competitividade do setor”, analisa.  

O custo de eventuais estoques elevados, aliás, está na mira de várias empresas, conforme destaca o presidente da UBABEF. “Está claro que não há intenção nenhuma destas empresas, sejam de grande porte ou com menor participação, em manter estoques elevados, buscando, agora, produzir de acordo com a demanda do mercado, seja interno (para vendas do varejo brasileiro) ou internacional. O objetivo delas é reduzir ao máximo a influência do efeito especulativo sobre o resultado dos preços dos produtos, buscando trabalhar em ambiente seguro e saudável para a manutenção da saúde financeira das empresas e dos empregos gerados”, ressalta.