Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

PNDS e APECS promovem Programa de Capacitação Total (PCT) para suinocultores de Pernambuco

Entidade estadual encerra com comemoração seu primeiro ano de ações no PNDS.

PNDS e APECS promovem Programa de Capacitação Total (PCT) para suinocultores de Pernambuco

Pernambuco iniciou em 2013 sua atuação no Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) com ações representativas para o setor, nos elos da produção e comercialização. Depois de realizar palestras de saudabilidade que mobilizaram dezenas de alunos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e cursos de cortes para mais de 80 açougueiros das lojas do Pão de Açúcar, Extra e Hipermercado Bom Preço, a Associação Pernambucana dos Criadores de Suínos (APECS), em parceria com o PNDS, promoverá nesta quinta-feira, 21 de novembro, o Programa de Capacitação Total (PCT). O treinamento acontecerá durante a 72ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados, no Auditório da Associação dos Criadores de Pernambuco (ACP), no Parque de Exposições, das 8h30 às 18h.

Já consolidado como uma das mais importantes ações da suinocultura local, o programa reúne palestrantes capacitados na área técnica e em recursos humanos, além de oferecer um ambiente propício para melhor aprovei-tamento das apresentações, relacionamento e negócios, com o principal objetivo capacitar, interagir e fornecer serviço de qualidade ao suinocultor.

O primeiro módulo do PCT no estado terá como tema a Maternidade e seus procedimentos, com abordagem na otimização desse setor em granjas de alta prolificidade. A palestra será ministrada pela Zootecnista e consultora da BR Consultoria, Izaura Lorena.

Já o 2º Módulo, ministrado no mesmo dia, terá como tema “Crescimento e Terminação”, abordando os procedimentos para melhorar a eficiências na produção. A palestra será ministrada pelo Zootecnista e consultor da BR Consultoria, Fábio Rezende.

Segundo Fábio Rezende, que também é gerente executivo da APECS, este evento cria no suinocultor pernambucano uma visão mais ampla dos procedimentos e manejo usados em granjas de todo o Brasil. “Este encontro será uma grande oportunidade para esses produtores, pois serão abordados técnicas que poderão ser utilizadas para melhorar a qualidade do produto, além de aumentar a remuneração da atividade. A expectativa é grande, tanto por parte dos produtores quando da parte da APECS, pois esse evento vai marcar o retorno da suinocultura no nosso estado”, diz.

Segundo Lívia Machado, coordenadora nacional do PNDS, a entrada do estado no PNDS foi mais uma conquista para a ABCS nesse ano . Cumprindo com êxito o plano de trabalho proposto e o PCT para encerramento das atividades será essencial para atualizar os suinocultores do estado e levar conhecimento e tecnologia. “Capacitar os produtores e repassar técnicas de manejo e gestão possibilita a melhoria da lucratividade do negócio”, completa.

Para finalizar o encontro, será realizada uma reunião de apresentação de resultados do PNDS nesse primeiro ano e uma confraternização com os associados da APECS, em um coquetel à base de carne suína. Além do Programa de Capacitação Total, a APECS firmou parceria com a Universidade Federal Rural de Recife para exposição de folders e material informativo sobre a carne suína, e informações aos consumidores e frequentadores da 72ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivado.