Os recursos liberados para financiar a aquisição de máquinas agrícolas, equipamentos de irrigação e estruturas de armazenagem aumentaram 42,4% entre julho e novembro de 2013 sobre o igual período do ano passado. Foram aplicados em financiamentos pelo Programa de Sustentação de Investimento (PSI-BK, do BNDES) R$ 5,18 bilhões, de acordo com comunicado divulgado hoje pelo Ministério da Agricultura.
“Um dos fatores que mais chamam a atenção é que, em apenas cinco meses, já foram contratados 74,1% dos R$ 7 bilhões disponíveis para toda a safra 2013/14. O resultado deve-se tanto às boas taxas do programa, de apenas 3,5% ao ano, quanto ao bom momento que vive a agricultura brasileira”, disse em nota o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller.
A expectativa para as vendas de máquinas agrícolas é que sejam recordes durante toda a safra, conforme Geller.
A avaliação das contratações do crédito agrícola é atualizada mensalmente pelo Grupo de Acompanhamento do Crédito Rural, coordenado pela Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SPA/Mapa).