Pouca gente conhece, mas Xavantina, que possui 4.140 mil habitantes, sendo que 3.080 mil pessoas vivem no interior e 1.060 mil na cidade conquistou o título de “Maior Produtor Per Capita de Suínos do Brasil”, com cerca de 61 mil cabeças por pessoa. A Cidade possui mais de 255 mil suínos em processo de criação. “É uma grande honra acompanhar o desenvolvimento promissor de Xavantina, iniciamos nosso crescimento com a suinocultura, e agora já abrimos espaço para as demais culturas do agronegócio, como bovinocultura e avicultura”, destaca o prefeito de Xavantina, Ari Parisotto.
Conforme o prefeito, a agricultura de Xavantiva também conta com mais de 24 mil bovinos, que produzem cerca de 100 mil litros por dia. A força da cidade, que fica localizada no Alto Uruguai Catarinense, cerca de 65 quilômetros de Chapecó, é reconhecida nacionalmente. “Sempre reforço, o povo de Xavantina é trabalhador, por isso crescemos de forma siginificativa nos últimos anos, um exemplo é a aquisição de tratores agrícolas no município, cada 15 habitantes um trator. Prova de que todos contribuem para o desenvolvimento do estado”, acrescenta o prefeito.
O grande destaque que a suinocultura possui no município pode ser visto na Expo Xavantina, que recebeu milhares de visitantes, entre eles, centenas de suinocultures catarinenses. “Não poderíamos deixar a suinocultura, nossa principal atividade de fora do evento. Desta forma, montamos um pavilhão para a atividade, o destaque do espaço foram os frigoríficos, que apresentaram cortes de carne suína, incentivando assim o consumo”, afirma o coordenador da Expo Xavantina, Luciano Altenhofen.
A ACCS também participou do evento, através do Núcleo Municipal de Criadores de Suínos de Xavantiva. “Foi uma grande oportunidade de fortalecimento do setor, mostrar que estamos todos ao lado dos produtores é caminhar de forma unida, visando resultados”, comentou o presidente do Núcleo, Elizeu Pinzeta.
A força de Xavantina reflete na economia de todo o estado. Santa Catarina possui como base econômica o agronegócio, e a suinocultura está no topo da produção. “Há 48 anos contribuímos com a economia do estado. Nosso trabalho estará sempre focado na tradição de produzir suínos”, finalizou o secretário de Agricultura de Xavantina, Leonir Caus.