Olá, Amigos 2.0!
Primeiramente gostaria de agradecer aos que participam enviando comentários, sugestões e também aos colegas do Gessulli por acreditarem no meu perfil profissional e manterem para este ano o nosso bate-papo sobre marketing digital no agronegócio.
Finalmente chegamos em 2012, batizado por alguns como o ano do Apocalipse Zumbi. Nas redes sociais, blogs, vlgos e canais a cabo como History e National Geographic, o assunto vem ganhando força devido a um possível ataque solar. Para apimentar ainda mais essa discussão pesquisadores da Nasa e especialistas do setor afirmam que o assunto em questão é verídico e tem uma data – 21 de dezembro.
No entanto, o possível ataque solar não será o fim dos seres humanos e sim poderá afetar operações de satélites, redes de energia de alta tensão e, principalmente, as telecomunicações. Em alguns países incluindo o Brasil, existem pessoas fazendo estoque de comida e água. E o pior, se armando contra os prováveis zumbis. Mas quero aqui informar que o nossos grandes e ilustríssimos amigos Marty McFly e Dr. Browm já estiveram em 2015 e nenhum zumbi foi visto vagando e atazanando as pessoas. O que tudo indica é que teremos grandes avanços tecnológicos.
Ele ainda busca cultivar avanços nas áreas de marketing digital. Estamos em uma fase de entendimento do mercado de novas tecnologias. O ano de 2011 foi do crescimento voltado para negócios digitais, como compras coletivas e e-commerce. Para 2012, a bola da vez será os pequenos e poderosos smartphones e tablets, que já conquistaram diversos adeptos pela facilidade de conexão, troca de arquivos e um vasto número de aplicativos. O que fica devendo é a velocidade 3G que será extinta e substituída pela 4G em 2013.
Para ser ter uma ideia, a posse de smartphones já corresponde a 8% dos 65,6 milhões de brasileiros de 12 a 75 anos de idade que moram nas principais regiões metropolitanas e no interior. É o que aponta a pesquisa da Target Group Index, do Ibope Media.
Sendo assim, é preciso enxergar que não só a tecnologia está evoluindo, mas as pessoas também estão, pois buscam cada vez mais novos formatos de interação e novos formatos para consumo, ampliando assim, as oportunidades para o pequeno e médio empreendedor. É fundamental adaptar, sites institucionais e pontos de vendas online para os smartphones e tablets, ampliando a presença da marca do produto e serviço.
Portanto o momento é de entender quais os rumos a serem percorridos. As pessoas estão cada vez mais tecnológicas e evoluindo para um mundo múlticanais. E você, vai ficar esperando o Apocalipse Zumbi ou vai assumir os papeis de McFly e Dr. Browm?
Cultive comigo!
Vinicius Dias, formado em Publicidade e Propaganda com ênfase em Agronegócio, especialista em Gestão de Comunicação em Hipermídia. Atualmente trabalha na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo na de assessoria de comunicação responsável pela área de Marketing Digital.
Contato: http://meadiciona.com/cavdias