O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, afirmou nesta quinta-feira que as negociações com a Rússia para a retomada das exportações de carne continuam sem perspectivas concretas para a reversão do embargo. Segundo ele, ontem chegou ao conhecimento do Ministério, extraoficialmente, a possibilidade de reabertura das exportações de duas unidades brasileiras, uma de bovinos e uma de suínos.
“Não dá para dizer quando (abertura) porque é preciso a confirmação das autoridades russas”, disse, após se reunir em São Paulo com representantes da indústria exportadora de carne bovina, suína e de aves. Para o ministro, negociar a habilitação das propriedades que irão vender ao país é “como ganhar na loteria; a gente nunca sabe”.
Mendes Ribeiro contou que o governo russo enviou ao Brasil o resultado da visita técnica feita no final do ano passado, o que considerou bastante positivo para o avanço das negociações. Por sua vez, o Brasil ficou de encaminhar ao país um plano de trabalho para propor medidas de equivalência sanitária entre os dois países. Mendes Ribeiro voltou a enfatizar a importância da conversa que teve com a ministra da Agricultura da Rússia quando esteve na Alemanha em janeiro.
“Ela prometeu ser a minha advogada para intermediar as conversas do Brasil com as autoridades veterinárias russas”, disse. Questionado pela reportagem sobre a demora da reversão do embargo Mendes Ribeiro minimizou a situação, dizendo que a Rússia “está tentando fazer o seu mercado de carnes, especialmente em aves”. “Eles estão achando uma solução para eles e nós estamos querendo garantir a fatia de mercado que nos pertence”, afirmou.