Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Artigo

Contrapondo - Parte II - por Valdomiro Ferreira Junior

As ondas do verão brasileiro estão causando um certo gosto de "peixe frito", ou melhor, suíno frito. Leia artigo completo.

Presidente da Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS)
Presidente da Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS)

As ondas do verão brasileiro estão causando um certo gosto de “peixe frito”, ou melhor, suíno frito. Tenho anos de vivência nessa Cadeia Produtiva da Carne Suína, e chego à conclusão que cada ano que passa entendo cada vez menos do processo de formação dos preços de nossos produtos.
Talvez o aquecimento global esteja provocando um processo de fritura aos produtores independentes de nosso país. A onda provocada por várias ações oriundas da Capital idealizada por JK leva a crer que tudo está uma maravilha!

O sistema financeiro brasileiro que domina nossa economia globalizada é sócio do maior complexo mundial do setor de carnes. Com isso as ondas são suaves, leves, refrescantes e calmas. Nunca turbulenta, pois, na leveza da correnteza, são depositados bilhões de recursos a fundo perdido. Ou seja, a esses complexos o fundo é imaginário, entretanto, aos independentes que não participam desse barco, estão afundando dia a dia.
As ondas de informações incorretas, com utilização de isca para pegar aqueles que não vivem diariamente o segmento, acabam sendo levados a pensar através da falsa brisa anunciada, que o setor vai muito bem a sua navegação. Com objetivo cada vez mais orientado por uma bussola de políticas públicas, favorecendo aquele que especula o tempo todo, em cima daquele que realmente produz o alimento necessário para uma população emergente.
Navegar é preciso! Manter vivo aquele brasileiro que tem sua vocação pela terra, pela produção agropecuária, deve ser também protegido por essa onda descontrolada de injustiças entre o capital X trabalho. Caso isso não ocorra, a globalização virá pelas ondas marítimas trazendo novos povos oriundos de tsunami já ocorridos lá. E eles, serão os novos imigrantes de nosso hemisfério sul, pois, quem teve a obrigação de nos proteger, preferiu viver e usar a beleza de nossa brisa, esquecendo que não cuidar da origem de uma cadeia produtiva, um dia o barco afunda… para todos.

Valdomiro Ferreira Júnior
Presidente Executivo da APCS
E-mail:
[email protected]