Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

Custo de produção de suínos e aves cai em fevereiro, diz Embrapa

O ICPSuíno/Embrapa teve uma queda de 0,22%. Já o ICPFrango/Embrapa caiu 0,91%.

Custo de produção de suínos e aves cai em fevereiro, diz Embrapa

Os custos de produção de suínos e aves diminuíram em fevereiro ante janeiro, influenciados pela reduções da cotação do milho, principal insumo usado na alimentação dos animais. De acordo com o Índice de Custo de Produção (ICP)/Suíno da Embrapa Suínos e Aves, empresa de pesquisa vinculada ao Ministério da Agricultura, o recuo foi de 0,22% na base de comparação, passando de 143,69 pontos em janeiro para 143,37 pontos em fevereiro. Já o ICP Frango/Embrapa diminuiu 0,91%, de 137,46 pontos para 136,20 pontos na mesma base de comparação. No acumulado do ano, os indicadores acumulam alta de 2,32% e de 5,40%, respectivamente.

“Pode-se considerar que estes resultados refletem o desempenho da colheita de grãos no mercado interno agrícola e, apesar dos altos preços dos insumos praticados no início do ano, a tendência para os próximos meses é de uma tímida desaceleração no preço do milho”, afirmou o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Jonas Irineu dos Santos Filho, em nota.

Também no ICP Suíno, a Embrapa detectou uma oscilação negativa no grupo de insumos “manutenção, financeiro e Funrural”, por conta das baixas nos preços de mercado dos suínos vivos e prontos para o abate, nos quais há a incidência de uma taxa de 2,3% de Funrural. “Mais uma vez, a ração representou o maior valor do índice: 77,04%. Os restantes 22,96% se dividiram entre os demais grupos de insumos”, explica a Embrapa.

Já no ICP Frango, parte da queda foi influenciada pelos custos de nutrição e pintos de um dia. Mas a ração teve o maior impacto, dado ao recuo de 2,54% nos preços do milho em grão e de 4,89% no farelo de soja. Ao mesmo tempo, verificou-se uma valorização de 0,5 ponto porcentual no insumo “pintos de um dia”.