A partir deste mês de abril, a Balança do Agronegócio divulgada pela Conab mensalmente na sua página na internet e na revista Indicadores da Agropecuária terá como fonte o sistema AgroStat Brasil, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), compatibilizando os números do agronegócio.
A Balança do Agronegócio vem sendo elaborada pela Conab desde 2001, contemplando um grupo definido de produtos e respectivas especificações (Nomenclatura Comum do Mercosul – NCM) acordados junto à cadeia produtiva e o MAPA. As informações são produzidas a partir dos dados enviados pela Secretaria de Comércio Exterior – Secex/MDIC, sendo elas consolidadas e encaminhadas para divulgação. A dinamicidade do comércio, as frequentes atualizações de novas NCMs e a necessidade de modernização do processo de geração, assim como a compatibilização com a Balança produzida pelo MAPA, que mais recentemente também passou a gerar a Balança Comercial do Agronegócio, foram os motivadores para que se buscasse alternativas viáveis.
Técnicos da Companhia e do MAPA se envolveram na análise da situação e as alternativas no decorrer do ano passado e, por fim, definiram o procedimento a ser adotado, utilizando o sistema AgroStat Brasil. O MAPA implantou o sistema abarcando todas as importações e exportações do agronegócio brasileiro, facilitando o acesso e o cruzamento de informações. O AgroStat é permanentemente atualizado com os dados fornecidos diretamente pelo Secex/MDIC, o que vem ao encontro das necessidades de informação da Conab.