[quotes_menu]

Empresas

Adisseo oferece uma maneira de economizar nos custos de acidificação

Produtores de ração podem escolher entre DL-Metionina (Rhodimet® NP99) e o hidroxi-análogo de Metionina (Rhodimet® AT88).

Ao realizar o balanceamento da alimentação animal com aminoácidos sulfurados, os produtores de ração podem escolher entre DL-Metionina (Rhodimet® NP99) e o hidroxi-análogo de Metionina (Rhodimet® AT88).

O uso de Rhodimet® AT88 traz algumas vantagens ao produtor, frente à adição de DL Metionina na forma pó. O produto oferece benefícios acidificantes para aves e suínos semelhantes aos dos ácidos orgânicos, em relação à melhoria da microflora intestinal e da digestibilidade dos nutrientes.  Por exemplo, 2,4 Kg de Rhodimet® AT88 pode poupar 0,7 Kg de ácido fórmico por tonelada de ração para aves, economizando pelo menos US$ 0,65 por tonelada de ração e também liberando mais espaço na formulação da ração.

O primeiro efeito dos ácidos orgânicos é otimizar a acidificação gástrica. Testes in vitro realizados com um modelo de intestino dos monogástricos provaram que Rhodimet® AT88 diminui a necessidade de secreção gástrica HCl para atingir o pH ideal 2.

Ao falar sobre acidificação estomacal, os nutricionistas também se atentam ao efeito tampão da alimentação. “O efeito tampão total de uma dieta pode ser calculado a partir dos valores de CT (Capacidade de Tamponante de Ácidos) de cada ingrediente. O objetivo é diminuir o CT da dieta, através da suplementação de ácido orgânico, para alcançar o pH gástrico ótimo. A modelagem da diminuição do CT através do pKa e do peso molecular dos diferentes ácidos orgânicos nos permitiu desenvolver um prático software, que auxilia o nutricionista a valorizar todos os ácidos orgânicos, incluindo o hidroxi-análogo de metionina”, explica o Dr. Yves Mercier, Gerente de Pesquisa em Aminoácidos e Proteínas da Adisseo. A título de exemplo, o valor ABC-4 do ácido fórmico é -17.000 mEq/Kg, enquanto em Rhodimet® AT88 é de cerca de -5.000 mEq/Kg.

A eficácia de Rhodimet® AT88 na inibição in vitro contra Salmonella pullorum, Salmonella typhimurium, Salmonella enteritidis, Clostridium perfringens e Campylobacter jejuni (os cinco maiores agentes patogênicos entéricos), está mais próxima da ação do diformato de potássio e do ácido fórmico, nos mesmos conteúdos moleculares, e mais forte do que a eficácia do ácido láctico.

Testes in vitro também demonstraram que Rhodimet® AT88 inibe fortemente o desenvolvimento de fungos (até -50% para Aspergillus flavus ou Fusarium verticillioides), a uma taxa padrão de incorporação na ração (2,5 Kg/ton). 1 kg de Rhodimet® AT88 mostrou-se tão eficiente quanto 1,25 kg de sorbato de potássio sobre o Fusarium graminum.

O valor acidificante de Rhodimet® AT88 está provado por meio de resultados experimentais, publicados em revistas científicas e amplamente divulgados no mercado.

Para uma utilização mais prática do poder acidificante de Rhodimet® AT88, a Adisseo desenvolveu uma simples calculadora (Rhodimet® Calculator) que determina a equivalência ácida de Rhodimet® AT88 em comparação aos ácidos orgânicos.