Agroceres PIC promoveu entre os dias 16 e 18 de abril a Convenção de sua Rede de Multiplicadoras. Realizado em Formiga, município da região oeste de Minas Gerais, o evento reuniu gerentes e selecionadores das 12 multiplicadoras de linhas genéticas Agroceres PIC, totalizando mais de 50 participantes. O foco central foi o de alinhar todas as granjas parceiras às metas produtivas e de mercado projetadas pela empresa. Durante a convenção, palestras e discussões possibilitaram o compartilhamento de informações técnicas, indicações de parâmetros produtivos ideais e apresentação de pontos específicos do planejamento estratégico da empresa. Também foram premiadas as propriedades com melhores resultados tanto na produção de avós quanto de matrizes. “A Agroceres PIC entende as multiplicadoras como uma extensão de si própria; afinal, os reprodutores que chegarão aos nossos clientes são produzidos nelas”, explica Nevton Hector Brun, gerente de Produção da Agroceres PIC. “A realização deste evento é fundamental para que todos estejam alinhados ao mesmo objetivo e atualizados tanto em relação aos nossos parâmetros produtivos quanto as atuais demandas de mercado”, reforça.
Durante a convenção, um dos enfoques foram as vantagens econômico-financeiras resultantes do processo de implementação de Unidade de Disseminação de Genes (UDGs) junto aos parceiros. Nelas, serão alojados machos de genética superior para uso dentro do programa de melhoramento genético Agroceres PIC. “Procuramos demonstrar o quanto esta medida pode agregar em termos de faturamento e rentabilidade, além de enfatizar práticas corretas de manejo e conservação do sêmen objetivando uma maior eficiência das doses inseminantes”, ressalta Nevton Brun. Frente a esta necessidade e a outras do processo produtivo, a programação também enfatizou a importância de se valorizar a mão-de-obra nas granjas. Mesmo com a mais moderna tecnologia, não é possível aproveitar plenamente seu potencial se os responsáveis por sua execução não estiverem satisfeitos com o desenvolvimento de suas tarefas. Sem foco e motivação, segundo Nevton Brun, este funcionário certamente não cumprirá as atividades rotineiras de forma correta, comprometendo os resultados finais. “A área de recursos humanos necessita ser cada vez mais valorizada; não é apenas uma tendência passageira é algo essencial na melhoria de processos e resultados”, afirma o gerente de Produção.
Os participantes ainda puderam se atualizar em relação aos novos direcionamentos do programa genético Agroceres PIC, com ênfase também nos parâmetros de seleção das fêmeas que chegam ao mercado. Atrelado a isto, foram apresentadas algumas das percepções dos clientes em relação aos produtos, assim como suas atuais necessidades com foco no mercado suinícola. “São informações de alta relevância, pois o multiplicador é um elo fundamental nesta ‘corrente’ produtiva; por isto procuramos sempre valorizar o seu trabalho e oferecer todo o suporte possível para que produza com eficiência e rentabilidade”, ressalta.
Com em todas as edições, um prêmio especial foi entregue às granjas multiplicadoras com os melhores resultados produtivos dentro de um período determinado, que engloba meses de 2011/12. A escolha das vencedoras é feito por intermédio de um processo comparativo de desempenho em diversos itens, cujo principal é a taxa de reposição.