As exportações brasileiras de carne de frango renderam US$ 712,5 milhões em março, crescimento de 3,25% sobre o mesmo período de 2011, informou há pouco a União Brasileira de Avicultura (Ubabef). Ao todo, foram embarcadas 363,6 mil toneladas, avanço de 6,6% sobre o volume registrado no mesmo mês do ano passado. Trata-se de um volume recorde para o mês de março, conforme a Ubabef.
No primeiro trimestre desde ano, foram exportadas 974,1 mil toneladas de carne de frango, 4,42% mais que no mesmo intervalo de 2011. A receita com os embarques no ano cresceu 1,1%, para US$ 1,89 bilhões.
O crescimento das exportações, contudo, não está garantido para o decorrer do ano, alertou o presidente da Ubabef, Francisco Turra. “O [volume] obtido até aqui não nos permite, ainda, projetar fortes altas para este ano”, afirmou ele, em comunicado.
Principal destino das exportações de carne de frango do Brasil, o Oriente Médio importou 315,9 mil toneladas entre janeiro e março, retração de 12,7% sobre o primeiro trimestre do ano passado. “O resultado negativo das exportações do trimestre para o Oriente Médio foram influenciadas pelo desempenho nas exportações para o Irã, além da redução das compras em outros mercados”, disse Turra.
Os destaques ficaram com Ásia e África, que compensaram a queda dos embarques para o Oriente Médio. No acumulado do ano, o volume embarcado para o continente asiático cresceu 16,8%, para 294,1 mil toneladas. Já as exportações para a África totalizaram 158,7 mil toneladas, salto de 40,8%, puxado principalmente pela retomada dos patamares de embarques para o Egito.