O suinocultor Ilânio Jonher (66), proprietário da granja Balduíno, vibra com a mais recente conquista. A granja, situada no interior de Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari, enviou à Província de Buenos Aires, Argentina, no dia 4 de março, oito reprodutores suínos.
O interesse e posterior negociação de três compradores com a granja Balduíno começou em 2010, durante a 33ª Expointer, realizada em Esteio. Foram exportados dois animais da raça Duroc, quatro da raça Large Withe e dois da raça MS 115, que é destaque da granja, segundo o suinocultor. “A MS 115 é um lançamento brasileiro, desenvolvida pela Embrapa, e a granja é multiplicadora da raça no Estado”, explica, lembrando que trabalha há quatro anos com a MS 115.
A última exportação ocorreu há cerca de cinco anos, destinada para o Uruguai, com a participação da granja Marquesa. Desta vez, além dos exemplares de Ilânio, foram exportados três suínos da raça Landrace da granja Altamir, situada no mesmo município e de propriedade de José Altair Johner. As duas granjas são filiadas à Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs).
O processo contou com o controle sanitário oficial (quarentenas) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com a operacionalização executada pelos médicos-veterinários Tiago Pinheiro Machado e Flávia Bornancini Borges Fortes, da Inspetoria Veterinária e Zootécnica (IVZ) de Lajeado, ligada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
Vice-presidente presidente da Acsurs e presidente do Núcleo de Criadores de Suínos do Vale do Taquari, Ilânio ressalta também o excelente trabalho executado pela equipe de funcionários da granja e, em especial, a responsável técnica de sua granja, Michele Fernandes de Melo, e ao médico-veterinário e, na época da negociação e quarentenas, diretor técnico da Acsurs, Gilberto Moacir da Silva.