Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Encontro

Superintendência Catarinense do Mapa garante agilidade para credenciar frigoríficos da região no Suasa

Frigoríficos que passarem pela inspeção federal poderão comercializar os produtos em todo o território brasileiro.

Superintendência Catarinense do Mapa garante agilidade para credenciar frigoríficos da região no Suasa

O presidente do Instituto Nacional da Carne Suína, Wolmir de Souza, participou em Florianópolis (SC), de reunião com o superintendente catarinense do Minitério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Joel Paulo Perotto,  com o presidente da Cidasc, Enorí Barbieri, e com o responsável do Mapa pelo Sisb/Suasa, Michel Assis.

Segundo de Souza, o principal assunto tratado foi a adesão dos pequenos frigoríficos e empresas de procesamento de carne do alto uruguai catarinense ao SISB/Suasa. De acordo com o presidente, a adesão significa que os frigoríficos que passarem pela inspeção federal poderão comercializar os produtos em todo o território brasileiro, pois no momento a comercialização permanece somente no território catarinense. “Parece que a questão está próxima de uma solução, o superintende nos informou que o Ministério está investindo R$ 95 milhões no Sausa, ele espera que até julho ou agosto os frigoríficos da nossa região estejam passando pela inspeção dos fiscais do Mapa”, afirma de Souza.

Os próximos encaminhamento para o Instituto Nacional da Carne Suína será, então, de preparar as plantas dos frigoríficos para receber a inspeção federal. “Vamos aproveitar a parceria com o Senai, que estará prestando consultoria para o desenvolvimento do Selo de Qualidade da Carne Suína”, explica Wolmir de Souza. “Percebemos que a questão está adiantada e que também há uma sintonia entre o ministério e a Cidasc, fator importante para concretizar esse objetivo de integrar os frigoríficos ao SISB/Suasa”, complementa.

Na manhã desta terça-feira o presidente do INCS participa de mais um encontro na Superintendência do Mapa, que irá tratar sobre produção integrada.

Selo de Identificação Geografíca

O Selo de Identificação Geográfica para a carne suína do Alto Uruguai Catarinense é mais um dos projeto do INCS que foram abordados durante a reunião e que promete ter um desenvolvimento em breve. O Superintendente do Mapa, Joel Perotto, afirmou que quer uma reunião com a Embrapa para definir os encaminhamentos.