Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Fed está mais otimista com economia dos EUA

Fed agora vê um "moderado crescimento econômico" para os próximos trimestres - uma mudança em relação ao comunicado de janeiro, que falava em crescimento apenas "modesto".

A economia dos EUA prossegue em seu lento processo de reação. Ontem (13), o Departamento do Comércio anunciou um aumento nas vendas do varejo em fevereiro, que foi o maior dos últimos cinco meses, e o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) elevou a sua previsão sobre as perspectivas para a maior economia do mundo.

O Fed agora vê um “moderado crescimento econômico” para os próximos trimestres – uma mudança em relação ao comunicado de janeiro, que falava em crescimento apenas “modesto”. Em sua avaliação, os integrantes do Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto, equivalente ao Copom), destacaram as melhoras no mercado de trabalho, mas alertaram que ainda há riscos econômicos e que a inflação pode ter uma alta temporária devido ao aumento recente dos combustíveis.

O comunicado do Fed não ofereceu pistas sobre a adoção de futuros programas de afrouxamento quantitativo. Para Scott Brown, economista-chefe da consultoria Raymond James, o Fed parece estar numa atitude de “esperar e ver” antes de decidir seus próximos passos. “[A avaliação] obviamente é um pouco melhor, mas ao mesmo tempo eles estão dizendo que ainda não é o bastante para recuperar o terreno perdido no mercado de trabalho”, disse.

Segundo o Departamento do Comércio, as vendas no varejo subiram 1,1% em fevereiro ante janeiro. A alta foi impulsionada por automóveis, gasolina e vestuário. Também ontem, o governo anunciou um crescimento de 0,7% nos estoques das empresas em janeiro na comparação com dezembro.