Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

Veterinários russos vistoriam empresas exportadoras de carne

Técnicos querem verificar condições sanitárias dos frigoríficos brasileiros.Atualmente, 65 frigoríficos estão habilitados a exportar carne para a Rússia.

Veterinários russos vistoriam empresas exportadoras de carne

Os técnicos russos reuniram-se na segunda-feira (23) no Ministério da Agricultura para definir a agenda de trabalho. Os veterinários irão fiscalizar frigoríficos que sofrem restrições ou estão proibidos de vender carnes de porco, de boi e de aves para a Rússia.

Segundo a Abipex, Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína, os prejuízos somam US$ 170 milhões só no caso da carne de porco.

Na visita ao Brasil, os técnicos irão fiscalizar as condições sanitárias de 21 estabelecimentos no Rio Grande do Sul, no Paraná, no Mato Grosso, em Santa Catarina e em Goiás. Desde o começo do embargo, os russos fazem as vistorias e definem quem pode vender carne para a Rússia.

Atualmente, apenas 65 frigoríficos estão habilitados a exportar. Os técnicos, que ficarão no Brasil por duas semanas, também irão inspecionar unidades de serviços veterinários estaduais, postos de vigilância, laboratórios e propriedades rurais.