Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Missão

Missão russa no Brasil transcorre dentro da normalidade

O balanço da primeira semana de trabalhos foi realizado durante uma reunião.

Missão russa no Brasil transcorre dentro da normalidade

Representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) avaliaram que a missão veterinária russa presente no Brasil está transcorrendo dentro da expectativa. O balanço da primeira semana de trabalhos foi realizado durante uma reunião liderada pelo secretário de Defesa Agropecuária, Enio Marques, juntamente com diretores e membros da Secretaria de Relações Internacionais (SRI), do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) e do Departamento de Saúde Animal (DSA), nesta sexta-feira, 27 de julho, em Brasília.

As observações feitas pela equipe foram apresentadas ao ministro da Agricultura Mendes Ribeiro Filho, que se encontra em Porto Alegre (RS). Ele reforçou o empenho do ministério em oferecer todo o apoio às autoridades russas. Segundo Marques, as maiores dificuldades foram definir o roteiro inicial da viagem e atender às solicitações encaminhadas posteriormente pelo Serviço Federal de Fiscalização Sanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor). Foram oito modificações feitas nos primeiros dias e a ida prevista ao porto de Itajaí (SC) foi cancelada. Na primeira semana, 11 estabelecimentos localizados no Pará, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina foram visitados, além do posto de vigilância agropecuário em Foz do Iguaçu (PR) e do Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro) de Porto Alegre.

“As dificuldades iniciais foram ajustadas e a missão está acontecendo dentro do previsto. Os primeiros questionamentos feitos por eles, na reunião de abertura, já foram respondidos e serão encaminhados ainda hoje (27 de julho) para o chefe da missão. Após o término da visita, eles nos enviarão um rascunho do relatório e nós teremos 30 dias para responder as observações apontadas”, declara o secretário.

De acordo com os técnicos do Mapa que estão acompanhando o roteiro, os especialistas russos estão sendo “minuciosos” na solicitação de informações sobre procedimentos, cobrando a aplicação das normas russas e verificando itens apontados nas últimas missões.

Ao todo, oito técnicos russos estão no Brasil. Divididos em três grupos (bovinos, suínos e aves), eles pretendem visitar 21 estabelecimentos em seis estados: Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso, Santa Catarina, Goiás e Pará. Na próxima terça-feira, 31 de julho, o coordenador-geral do Rosselkhoznadzor, Alexey Shceglov, se juntará à equipe que fiscaliza frigoríficos de suínos. Além dos estabelecimentos restantes na lista, os russos deverão visitar unidades de vigilância agropecuária estaduais, fazendas, granjas e o Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro), em Pedro Leopoldo (MG). A reunião de encerramento está marcada para o dia 3 de agosto, em Brasília.