Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Artigo

Oportunidades x Oportunismo - por Losivanio Luiz de Lorenzi

Quando dizem que DEUS é Brasileiro, para muitos pode ser utopia ou piada, mas para mim é a pura realidade.

Oportunidades x Oportunismo - por Losivanio Luiz de Lorenzi

Quando dizem que DEUS é Brasileiro, para muitos pode ser utopia ou piada, mas para mim é a pura realidade. Se olharmos em todos os contextos, o Brasil tem todos os climas do planeta, tem a maior reserva de água doce do planeta, tem uma diversidade cultural que em nenhum outro País contempla, no agronegócio produz duas safras por ano com a mesma produtividade entre tantas outras diferenças e qualidades. Só por isso dá para acreditar que ele é mesmo Brasileiro, mas ele na sua supremacia e sabedor que para muitos pairam dúvidas quanto a isso, resolveu dar mais uma demonstração do quanto ele é nativo deste país das maravilhas, colocou em nossas mãos a responsabilidade da produção mundial. Na última Conferência realizada pela ONU disseram que o Brasil será responsável por 40% da produção que é exportada mundialmente para alimentar o mundo nos próximos anos. Analisando os fatos que estão acontecendo sobre as intempéries do clima mundo afora, vemos mais uma vez a grande oportunidade que nos é dada, mas para isso precisamos ter políticos e políticas inteligentes para todo o agronegócio. 

Muitos estão vendo como uma oportunidade para exportar e ter um excelente superávit na balança comercial, enquanto poderíamos ter um grande espaço e consolidarmos o País no mercado mundial de carnes.  A seca americana está trazendo um mar de oportunidades para este Brasil, porém estamos deixando escapar. A frota de navios nos portos brasileiros demonstra o quanto realmente somos importantes para a produção mundial de alimentos. Temos que ter consciência que alimentos não são só grãos, são também carnes. Se nossos políticos fossem tão Brasileiros quanto DEUS, eles já teriam uma política agrícola e teriam sobretaxado as exportações de grãos, para que nós tornássemos em alguns meses o maior exportador de carnes do planeta, sem precisar sair de casa para vender a mesma. Acredito também que o discurso dos compradores seria outro, sem tantas exigências, pois já temos tudo o que precisamos para segurança alimentar. É muito constrangedor ver inúmeros navios de grãos saindo do País, enquanto aqui nossos animais estão famintos e não conseguimos comprar milho e farelo de soja. 

O Brasil das incoerências que coloca uma lei impraticável para o transporte onde onera os produtores, transportadores e consumidores e a qualquer custo tenta aplicar o inaceitável, o inadmissível. O Brasil das incompetências que nomeia em cargos técnicos, políticos despreparados para atender um setor tão importante quanto o da Agricultura. Estamos na vez de dar um grande salto para o topo do mundo, mas para isso precisamos de ousadia, inteligência e ação. Acredito que nossos políticos consigam enxergar este horizonte, prefiro acreditar que isso não seja uma utopia, mas pode ser realmente uma piada e como dizem os melhores contadores, Deus colocou tudo de bom, mas para não chegar à perfeição disse: Vocês vão ver alguns políticos que eu irei colocar lá e aqui estão. A campanha PREÇO JU$TO PARA PRODUZIR continua.

Losivanio Luiz de Lorenzi é presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS)