Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Milho

Milho: Leilão de VEP negocia maior parte dos lotes

Resultados foram considerados positivos e demonstram mercado aquecido.

Milho: Leilão de VEP negocia maior parte dos lotes

O leilão de Valor de Escoamento do Produto (VEP) promovido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para venda de milho dos estoques públicos nesta quinta-feira, 20 de setembro, registrou índices elevados de negociação.

Mais de 30 mil toneladas do produto foram oferecidas em dois lotes. O primeiro, com 14,96 mil toneladas, teve 73,40% (10,98 mil toneladas) negociado e obteve um valor de R$ 3,51 milhões. O outro lote – de 15,05 mil toneladas – registrou 64,81% (9,75 mil toneladas) de venda, com valor de R$ 3,19 milhões.

“Os resultados foram excelentes. Estamos mantendo a média e isso demonstra que existe mercado”, avalia o diretor de Operações e Abastecimento da Conab, Marcelo Melo.

O leilão tinha como objetivo atender os segmentos de avicultura, suinocultura, bovinocultura, ovinocultura, caprinocultura, cooperativas de criadores de aves, suínos, bovinos, ovinos, caprinos e indústrias de ração para estes segmentos, estabelecidas exclusivamente nas regiões Norte, Nordeste norte do Estado de Minas Gerais, e nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Espírito Santo, com algumas exceções relacionadas nos avisos.

Segundo Melo, a Conab realizará semanalmente leilões de VEP, com oferta média de 30 mil toneladas, até o cenário atual se modificar. No dia 28 de setembro ocorrerá um novo leilão para contratação de frete e remoção do milho do Centro-Oeste para diversos estados. A oferta deverá variar entre 75 e 100 mil toneladas.