Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário Avícola

Administração de Propriedades Avícolas (1ª parte) - por Valmor Ceratto

Colaborador de Avicultura Industrial oferece sua experiência na questão de Administração de Propriedades Avícolas e sua importância dentro do contexto da avicultura brasileira.

Administração de Propriedades Avícolas (1ª parte) - por Valmor Ceratto

Para os leitores dos “Comentários Avícolas” da Avicultura Industrial, informo que a partir deste período, quero oferecer um pouco de minha experiência na questão de Administração de Propriedades Avícolas e sua importância dentro do contexto da nossa grande avicultura brasileira.
Muito se fala sobre avicultura: produção, exportação, recordes em cima de recordes que estamos tendo, crises nas agroindústrias, produtos de qualidade, integração, investimentos, preços de insumos, custos de produção, mercado, logística, empresas em dificuldades, empresas fazendo fusões, empresas sendo compradas e vendidas e parcerias. Tudo isso é a realidade atual.
Pretendo focar meus próximos comentários sobre dois segmentos que consideramos muito importantes neste contexto e que estão um pouco esquecidos dentro do senário avícola: São os Produtores Criadores ou Parceiros e os Tratadores ou Funcionários dos Parceiros. São estes que fazem a Administração das Propriedades, e que fazem a base da produção destes milhões e milhões de frangos e matrizes criados no Brasil.
Estas duas classes da avicultura precisa interagir mais, precisa ter mais informações, mais aprimoramento das novidades e principalmente ser parte ativa deste complexo produtivo, podendo assim ser mais ouvida e ajudar a decidir sobre a atividade.

Muito pouco se houve falar de quem realmente produz na base. Para que possamos ser mais participativos e convidados a participar, precisamos aparecer  mais, discutir, planejar, trocar experiências e ajudar e ser ajudado a melhorar a lucratividade da avicultura também para as bases.
Muitas regiões do Brasil esta interatividade entre a base da produção e as agroindústrias é satisfatória, boa e em outras não existe nada disso. Consequências disso são baixa produtividade e baixa lucratividade, principalmente para os produtores e tratadores.
Estamos passando por uma fase da avicultura que demanda de muita atenção devido aos custos dos insumos. Um bom relacionamento entre agroindústria, produtores, entidades, governos, podem ajudar a sair desta má fase que estamos passando.
Administração de propriedade avícola é também estar presente nas decisões que envolvem a produção.
Sempre com o intuito de melhorarmos o segmento para todos os envolvidos, trarei informações pertinentes a gestão do negocio da porteira de nossas propriedade para dentro, mas sempre com olhares atentos da porteira para fora.
No próximo artigo falarei sobre financiamentos para a avicultura. Grato.

Valmor Ceratto. Técnico Agropecuário, Bacharel em Administração Rural, Pós Graduado em Avicultura, Pós-MBA em Gestão Estratégica de Agronegócios, Palestrante, atuante na Avicultura Industrial há três décadas e Avicultor.