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Twitter, um canal de vendas para seu e-commerce - por Vinicius Dias

Muitos desconhecem e não tem interesse em promover ações no Twitter. Leia artigo exclusivo.

Twitter, um canal de vendas para seu e-commerce - por Vinicius Dias

Vendas de produtos e serviços, ofertas de vagas de emprego, perfis segmentados, produção e agregação, índices de mercado, notícias, troca de experiências, pessoas que falam bem ou mal de um produto ou serviço, gente que expõe sua marca, positiva ou negativamente, em uma das maiores redes de relacionamento do mundo… Apresento-lhes oTwitter.

Sabemos que o Twitter é pouco utilizado por aqueles que iniciam no e-commerce, pois boa parte dos futuros empreendedores do comércio eletrônico, focam seus investimentos em SEMSEO e Facebook ADS para fortalecer suas vendas. Entretanto, é preciso avaliar que estar presente nestes ambientes, não significa sucesso imediato, é importante estar próximo dos e-consumidores, encurtar a distância, criar promoções, gerar conteúdos relevantes sobre o mercado de atuação, são uma das formas para promover, não só a marca, mas também seus produtos e serviços.

O fato é que muitos desconhecem e não tem interesse em promover ações no Twitter, pois acreditam que a porta de entrada para sua loja virtual é investir em anúncios por clique e aprimorando as técnicas de SEO. Entendo que o mercado funciona na base de resultados (ROI), e defendo muito isso, mais focar somente esses canais é perder outras oportunidades de negócio, não adianta fazer SEM se você não tem conteúdo relevante, urls e páginas amigáveis, pois certamente o índice de qualidade será baixo e certamente você vai pagar um clique muito caro, no caso do Facebook ADS o CPM está por volta de R$ 0,70 centavos, muitas empresas estão elevando o valor do clique, no SEO o Google liberou o poderoso panda (atualização do algoritmo de buscas) que está deixando algumas lojas virtuais fora da indexação.

Segundo a Semiocast, atualmente o Brasil aparece em segundo lugar com 41,2 milhões de usuários. A Sucp, que presta serviço de monitoramento em redes sociais, informa que os períodos entre 14h e 17h e das 20h às 22h são os mais movimentados e com maior parcela de usuários ativos na rede. Segundo a E.Life, 42,5% dos internautas ficam mais de 41 horas por semana, ou seja, quase 6 horas diárias, e 4,2 bilhões de mensagens são geradas por mês no Twitter. A cidade de São Paulo aparece em quarto lugar no ranking mundial das cidades com o maior número de mensagens no microblog.

Estes dados mostram o quanto o mercado de 140 caracteres pode ser explorado. Porém é preciso aprimorar o modo de comunicar, ter novas atitudes e entender o novo e-consumidor que busca interagir no Twitter e está apto para comprar. O usuário de ontem não é mais o usuário de hoje; ele está mudando, pois estamos falando também de um público que está conectado em múltiplos canais, é preciso interagir, trocar ideia e buscar relacionamento.

Vinicius Dias, formado em Publicidade e Propaganda com ênfase em Agronegócio, especialista em Gestão de Comunicação em Hipermídia e Marketing da empresa Ciashop.
Contato:
http://meadiciona.com/cavdias