Novas tratativas para reforçar acordos de integração interministerial para abastecimento e cooperação técnica aos países subdesenvolvidos foram encaminhadas durante audiência entre o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho e a comitiva da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), na manhã de hoje, no gabinete ministerial, em Brasília.
No encontro entre os seis membros da FAO, e também com a presença do secretário de Relações Internacionais Célio Porto, ficou acordado novas sistemáticas para arregimentar projetos do eixo continental latino, com transferência para países africanos, a exemplo do que já ocorre com termos de cooperação em nível nacional e internacional junto à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) ou mesmo nos moldes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), desenvolvido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). “É dever do Governo amparar projetos que eliminem a pobreza, como o Bolsa Família no Brasil, por exemplo, através do potencial de produção de alimentos que o país possui”, afirmou Mendes Ribeiro.
O tema, inclusive, será exposto durante o XXIV Reunião Ordinária do Conselho Agropecuário do Sul (CAS), constituído pelos ministros da Agricultura dos países do Cone Sul, que acontece na próxima terça-feira, 30 de outubro, em Punta Del Este, Uruguai. Lá, serão debatidos temas importantes para o desenvolvimento dos países membros do conselho e ações para ampliar a posição continental como potência agrícola mundial.