A Cocamar, cooperativa agrícola com sede em Maringá (PR), deve investir R$ 50 milhões na região de Londrina. A informação foi confirmada pelo presidente da cooperativa, Luiz Lourenço, durante jantar que reuniu produtores rurais e lideranças políticas do Estado.
De acordo com Lourenço, o objetivo é construir estruturas de recebimento de grãos, lojas de atendimento, reformar unidades já existentes e erguer uma rede de postos de combustíveis.
As instalações para o recebimento de grãos deverão ficar na rodovia BR-369, entre os municípios de Arapongas e Apucarana, e também em Ibiporã e Cambé. “Já construímos estruturas de transbordo de grãos no distrito de Warta e no município de Primeiro de Maio”, acrescentou o presidente, lembrando também que, recentemente, foram adquiridos armazéns em Apucarana, na BR-376.
Esta semana, entrou em funcionamento na cidade de Rolândia o primeiro posto de gasolina de uma rede que será operada pela cooperativa, com a bandeira Ipiranga. O próximo será inaugurado em Tamarana, em 19 de novembro, mas outros já estão programados para Londrina, Santa Cecília do Pavão, São Jerônimo da Serra e São Sebastião da Amoreira.
Lourenço disse que a cooperativa pretende ainda adquirir a estrutura onde está instalada em Londrina, arrendada em 2010. “Queremos construir uma nova Cocamar aqui na região”, disse.
Com cerca de 11 mil associados, dos quais aproximadamente cinco mil da região de Londrina, a Cocamar prevê faturar R$ 2,2 bilhões em 2012, um crescimento de 20% sobre o ano anterior. A cooperativa possui 52 unidades de negócios nas regiões noroeste e norte do Estado e atua no recebimento de soja, milho, trigo, café e laranja, praticamente tudo industrializado em um parque próprio, em Maringá.