Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Logística

Portos do Paraná fecham outubro com alta de 8% na movimentação de cargas

De janeiro a outubro, em 2012, foram quase 38 milhões de toneladas movimentadas. Em 2011, os portos paranaenses fecharam o período com pouco mais de 35 milhões de toneladas.

Portos do Paraná fecham outubro com alta de 8% na movimentação de cargas

Os portos de Paranaguá e Antonina fecharam o mês de outubro com quase 38 milhões de toneladas movimentadas, volume 8% maior que o registrado em 2011, quando os portos paranaenses movimentaram cerca de 35 milhões de toneladas de produtos. O maior aumento foi registrado nas exportações que, em 2012, foram 12% maior que em 2011. Os dados foram divulgados na terça-feira (13) pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).

Considerando as exportações, de janeiro a outubro, os portos do Paraná exportaram quase 25 milhões de toneladas de cargas. No ano passado, esse total era de pouco mais de 22 milhões de toneladas. Em volume, os destaques na exportação foram os granéis sólidos. De trigo, milho, soja, açúcar e farelo, foram mais de 19 milhões de toneladas que deixaram o país pelos portos paranaenses em 2012. Em 2011, a exportação desses produtos não passou dos 17 milhões de toneladas.

“A meta é alcançar, este ano, a movimentação de 43 milhões de toneladas. Se mantivermos o ritmo acelerado que, com segurança e agilidade nas operações, estamos mantendo, certamente atingiremos nosso alvo”, afirma o diretor empresarial da Appa, Lourenço Fregonese.

Segundo o diretor, com a dragagem de manutenção em estágio avançada no Porto de Paranaguá e prestes a começar no Porto de Antonina, não será difícil atingir esta meta no próximo um mês e meio. “A dragagem estando em dia, os diálogos sempre abertos, somados às diversas outras medidas administrativas que a Appa e o Governo do Estado vêm adotando, conseguiremos quebrar o nosso próprio recorde atingido no ano passado, com 41 milhões de toneladas movimentadas”, comenta Fregonese.

A importação, de janeiro a outubro, registrou alta de apenas 1%. Este ano, foram 12,78 milhões de toneladas de cargas importadas. Em 2011, 12,62 milhões.

Cargas – Em percentual, o maior aumento foi registrado na movimentação dos granéis líquidos nos portos de Paranaguá e Antonina: 19%. Este ano, foram mais de quatro milhões de toneladas de líquidos movimentados. No ano passado, foram pouco mais de três milhões.

De carga geral movimentada pelos portos paranaense, em 2012, foram quase 6,3 milhões de toneladas. O movimento é 1% maior em relação ao de 2011, com 6,2 milhões.

Outubro – No mês, os portos do Paraná registraram aumento de 14% em relação a 2011. Este ano, foram mais de quatro milhões de toneladas de cargas movimentadas – 2,5 milhões só de exportação. No ano passado, o movimento de outubro foi de 3,5 milhões, sendo dois milhões de exportação.

Outros destaques, no mês, foram as movimentações do açúcar e do farelo. Ambas registram aumento de quase 55%. Este ano, em outubro, foram mais de 660 mil toneladas de açúcar movimentadas contra 430 mil em 2011. De farelo de soja, somente em outubro, foram mais de 490 mil toneladas; em 2011, 317 mil.