Mercado de suínos novos com reajustes baixistas. Desta vez, no preço da arroba do suíno comercializada no estado de São Paulo, que permanece sendo afetado pela redução na demanda, característica do mês de janeiro, o que vem impactando os preços no estado e também nas demais regiões do país.
O preço da arroba do suíno está cerca de 9,4% menor do que no início do ano, corroborando as expectativas de um mercado desfavorável ao produtor neste início de ano, já que em contrapartida os preços do milho vem apresentando sucessivos movimentos de alta dada a escassez da commodity no mercado interno. Com isso, a lucratividade dos produtores é comprometida, o que sugere que o volume de abates no mês de janeiro seja ainda menor do que no mês de dezembro.
O mercado deve começar a se recuperar a partir do mês de fevereiro, que historicamente apresenta uma recuperação no consumo de suínos. Do mercado externo permanece a preocupação com o câmbio desfavorável, já que o dólar permanece desvalorizado frente ao real, sobretudo após o aumento da taxa de juros, atraindo mais capitais estrangeiros para dentro do país, o que ajuda a pressionar a cotação da moeda norte americana.
Em São Paulo, a arroba do suíno foi comercializada em média a R$ 53,00, menor nível de preços desde agosto do ano anterior. O volume de negócios, porém, foi maior do que na outra semana, indicando boa procura e também maior oferta na bolsa de suínos.