Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

P&D

ACCS lança o Projeto Estadual de Desenvolvimento da Suinocultura

A partir de fevereiro a ACCS, irá apresentar o projeto aos municípios onde possuem Núcleos Municipais e Regionais de Criadores de Suínos de todo o Estado.

Levar conhecimento e treinamento aos profissionais da área da educação, saúde, agricultura, suinocultores, bem como toda a população em geral, relacionadas à gestão da propriedade rural, produção, manejo, manipulação e consumo da carne suína, este é o objetivo do Projeto Estadual de Desenvolvimento da Suinocultura, PEDS. A partir de fevereiro a Associação Catarinense de Criadores de Suínos, ACCS, irá apresentar o projeto aos municípios onde possuem Núcleos Municipais e Regionais de Criadores de Suínos de todo o Estado.

O presidente da ACCS, Losivanio Luiz de Lorenzi, explica que a ideia do projeto surgiu de uma análise bem ampla de todo o ciclo da atividade. “Sentimos a necessidade de trabalharmos com maior amplitude todas as demandas que pudessem valorizar o produto, o produtor e o consumidor, através de ações nos municípios e toda a área de produção”. Ele diz ainda que o PEDS será um plano estadual, porém que muitas ações serão trabalhadas em conjunto com o Programa Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura, PNDS, que tem como objetivo divulgar a carne suína e incrementar o consumo doméstico per capita em dois quilos. “O diferencial do PEDS vai ser por trabalhar mais a área de produção mesmo, levando conhecimento ao produtor na gestão da organização, onde ele possa entender a diferença entre ser produtor rural e empresário rural, tendo uma gestão mais financeira do seu agronegócio” destaca.

Lorenzi diz que o PEDS, será um grande desafio. “Acredito que o maior desafio deste projeto será o licenciamento ambiental, cuja proposta é ter todas as propriedades do estado na área de suinocultura licenciadas, com o papel na mão do produtor. Sabe-se que não existe propriedade que esteja poluindo, contudo têm muitas ainda, que por alguns problemas de ordem de entendimento de leis e códigos, ainda não tem o papel na mão, apesar de não estarem poluindo” relata.

De acordo com o dirigente a expectativa da entidade é de fazer o diferencial, “trazer para o produtor o orgulho de dizer que, não é apenas suinocultor, mas que é um “Empresário Rural” na atividade, que tem como princípio a produção de alimentos, uma tarefa nada fácil e de muita valia, desde as pequenas propriedades rurais até grandes produtores”, finaliza. A apresentação do PEDS terá início nos municípios do extremo-oeste, a partir do dia sete de fevereiro, tendo como local as prefeituras municipais.