Os visitantes do Show Rural Coopavel 2011, que ocorre em Cascavel, no Paraná, de 7 a 11 de fevereiro, poderão conferir de perto três trabalhos específicos da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC): a Poedeira Colonial Embrapa 051, a Captação da Água da Chuva (Cisterna) e o Projeto Leitão Ideal, em parceria com a empresa Aurora.
A poedeira colonial Embrapa 051 oferece uma produção bem superior às aves coloniais rústicas. Uma galinha colonial comum produz cerca de 80 ovos a cada ciclo. Já a Embrapa 051 atinge de 280 a 300 ovos. Outra característica da poedeira é que ela também é uma galinha híbrida, considerada de duplo propósito, isto é, com capacidade para produção de ovos pelas fêmeas e de carne pelos machos (abatidos com 120 dias). A poedeira se destina a criações semi-confinadas ou agroecológicas. Apesar de apresentar características coloniais, ela preserva todas as vantagens da avicultura comercial, como o controle sanitário e a garantia de qualidade do produto oferecido ao consumidor.
Outra tecnologia que a Embrapa Suínos e Aves levará ao Show Rural é para captação e armazenamento da água da chuva, que surge como uma opção para auxiliar no atendimento da demanda de água de limpeza nas propriedades, principalmente em períodos de estiagem. A cisterna, tecnologia usada para este fim, deverá ter a capacidade para armazenar água suficiente para atender a demanda da propriedade por um período mínimo de 15 dias. Para uma melhor qualidade da água, pesquisadores da Embrapa recomendam que a captação seja feita somente dos telhados das edificações.
A Aurora e a Embrapa Suínos e Aves apresentam, também, o Projeto Leitão Ideal. Desde maio de 2010, o projeto está aumentando a produtividade de leitões nas propriedades rurais vinculadas à Aurora por meio da implantação padrões operacionais. O Projeto Leitão Ideal é complementar ao Projeto Suíno Ideal, aplicado há dois anos pela Aurora e voltado para os produtores especializados em terminação. “Tudo faz parte do mesmo processo. Para termos um suíno ideal, é necessário que o leitão seja ideal também”, explicou Sandro Treméa, assessor técnico da Aurora e coordenador do Projeto Suíno Ideal.