A empresa de consultoria TerraForum apresentou nesta quarta-feira (09/02) o estudo Agronegócios 2.0 – os benefícios das redes sociais ao agronegócio. A pesquisa – que inicialmente avaliou uma centena de empresas do segmento agropecuário para então concentrar-se em 13 instituições – mostra, de forma pioneira, como empresas do setor agrícola e até mesmo produtores rurais estão obtendo vantagens e gerando negócios por meio das ferramentas de interatividade e compartilhamento da internet.
Segundo informações da empresa, o estudo demonstrou que há grande espaço para o crescimento das redes sociais dentro da cadeia do agroneócio, e o resultado deve ser sentido na ponto do consumidor com a oferta de melhores produtos e serviços. “As empresas brasileiras estão pouco preparadas para esse ambiente interativo”, afirma o presidente da TerraForum, José Claudio Terra. A maior parte dos bons exemplos de uso de redes sociais por membros da cadeia do agronegócio apontados pela pesquisa está no exterior, como é o caso das unidades da AGCO e da Monsanto nos Estados Unidos, a bolsa de mercadorias de Chicago e também uma coalizão de produtores rurais do estado americano do Maine. Mas o estudo também avalia investidas brasileiras, como as da Secretaria de Agricultura de São Paulo, da Rede de Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária e da Brasil Foods, entres outras.