Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Marketing

PNDS em MG

Asemg e Sebrae farão análise da suinocultura na região centro-oeste de Minas Gerais para planejar futuras ações.

PNDS em MG

Com o objetivo de expandir a atuação do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura em Minas Gerais (PNDS), representantes da Asemg (Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais) e do Sebrae Minas realizaram visitas de campo, entre os dias 21 e 23 de fevereiro, nas cidades de Oliveira, Lavras, Formiga, Divinópolis e Pará de Minas para realizar uma análise da região Centro-Oeste do Estado. “Este diagnóstico se faz necessário para identificarmos as realidades de cada parceiro demandante do projeto e com isso formatarmos um plano de trabalho onde os processos organizacionais estejam plenamente compatíveis com os preceitos do PNDS” explicou Sabrina Cardoso, gerente executiva da Asemg.

As visitas tiveram início, no dia 21 de fevereiro, na cidade de Oliveira. A primeira reunião ocorreu na sede da Fazenda São Paulo, onde foi possível conhecer as demandas produtivas daquela região. “Em 2010 realizamos uma palestra junto ao PNDS para cerca de 80 secretários de educação das prefeituras da região Centro- Oeste de Minas que nos rendeu a inserção da carne suína na merenda escolar em algumas escolas municipais, dentre elas a de Oliveira. A aceitação do nosso produto por parte das escolas municipais contribuirá para moldar hábitos de consumo da nova geração, portanto esta é uma das ações que mais valorizamos” disse Jair Cepera, diretor da Fazenda São Paulo.

Em seguida,  os representantes do PNDS foram a cidade de Lavras para conhecerem o Frigorífico Nutrili, suas instalações e seu plano estratégico. “Estamos trabalhando para oferecer ao  consumidor cortes suínos in natura embalados à vácuo. Acreditamos que teremos grande aceitação por parte dos consumidores e sucesso no nosso propósito, pois este é um nicho ainda não atendido pelas indústrias locais” contou  José Ricardo Pereira, gerente de produção do frigorífico Nutrili. 

O dia 22 de fevereiro teve início com uma reunião na sede da Arapé Agroindústria, na cidade de Formiga, onde o Arlindo de Melo Filho e Roberto Magnabosco, diretor presidente e gerente geral, respectivamente,  apresentaram o cenário e demandas da região. “Possuímos uma forte parceria com uma rede varejista que há tempos vem trabalhando de forma diferenciada em prol do aumento do consumo da carne suína. Assim sendo acreditamos que a inserção desta rede como parceira no PNDS venha a ser o grande diferencial deste futuro projeto” explicou o presidente.

Na parte da tarde, a comitiva visitou a indústria de carnes do ABC Supermercados e se reuniu com os representantes da rede varejista. “O ABC Supermercados realizou em 2010, junto ao PNDS,  um curso de cortes suínos para profissionais dos açougues das lojas de Divinópolis e vem colhendo os resultados desta ação com a inserção de novos cortes nas gôndolas da rede. Acredito que possamos fazer uma importante parceira para a implantação deste projeto nas regiões de atuação das nossas 21 lojas distribuídas em 10 cidades da região”, comentou Oramício Pereira, gerente comercial do ABC.

No dia 23 de fevereiro, os representantes da Asemg e do Sebrae Minas seguiram para a cidade de Pará de Minas, o terceiro maior pólo suinícola do Estado, e deram início às suas atividades com uma visita as futuras instalações da Adeel Alimentos, indústria pertencente a 11 produtores da região. “A Adeel tem por objetivo oferecer produtos suínos diferenciados que vão de encontro às exigências do consumidor moderno. A expectativa é que as operações na indústria  tenham início no final de 2011 e esperamos trabalhar em parceria com o PNDS na busca pelo incremento do consumo da carne suína” disse João Bosco Martins de Abreu, presidente do Conselho de Administração da Adeel Alimentos.

Em seguida, representantes da Cooperoeste (Cooperativa dos Produtores Rurais do Oeste de Minas Gerais) receberam a comitiva e conheceram um pouco mais a respeito das ações realizadas pelo PNDS. “O escopo do projeto, no quesito produção, vem de encontro às necessidades dos cooperados da nossa instituição. Tenho certeza que realizaremos, juntos, um ótimo trabalho” explicou Renata Abreu, gerente executiva da Cooperoeste. 

A Cosuipam (Cooperativa dos Suinocultores Paraminenses) também recebeu a visita dos representantes da Asemg e Sebrae Minas e declarou seu apoio a realização do projeto na região. “ O PNDS vem colhendo grandes resultados nas localidades em que vem trabalhando, esperamos poder inserir o Centro-Oeste nas suas áreas de atuação ” comentou Giovana Menezes, gerente da Cosuipam. 

Finalizando as visitas, a comitiva seguiu para a Cogran (Cooperativa dos Granjeiros do Oeste de Minas) onde conheceu a nova instalação da cooperativa e apresentou as metas do PNDS. “Vejo neste projeto uma iniciativa que muito tem a somar para o nosso setor suinícola. Seria importante engajarmos as três cooperativas da nossa cidade no trabalho pelo PNDS, pois só assim alcançaremos grandes resultados” disse Antônio de Melo Silva, presidente da Cogran.

Para Fernando Machado Ataíde, coordenador do PNDS em Minas pelo Sebrae, as visitas realizadas nas regiões demandantes pelo projeto foram importantes para um melhor conhecimento das necessidades e das possibilidades da implantação do PNDS no Centro-Oeste. “Conhecer os dirigentes e a filosofia de cada organização visitada foi um importante passo para podermos identificar as probabilidades da implementação de um futuro trabalho coletivo nesta região onde todas as partes estejam integradas para atingir a meta maior do PNDS, que se refere ao aumento do consumo nacional em 2kg per capita de carne suína até 2012” explicou o gestor.