Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Avicultura

Soluções regionais para a avicultura

Ubabef inicia encontros com governadores para solução de gargalos regionais. Cada associação estadual, juntamente com o governo, poderá fazer reivindicações.

A União Brasileira de Avicultura (Ubabef) iniciará dia 17, por Goiás, uma série de encontros com os governadores para apresentação do setor e solução de eventuais gargalos regionais. Segundo o presidente da entidade, Francisco Turra, o pedido de audiência ao governador Tarso Genro, do Rio Grande do Sul, já foi feito. “Convidaremos empresas e entidades locais para esses encontros, para que elas possam apresentar suas reivindicações”, afirma o dirigente. Turra explica que cada estado tem suas peculiaridades e, entre os principais produtores, Goiás e Paraná são aqueles em que o setor encontra as melhores condições atualmente.

Obsoletos

Segundo o presidente da Ubabef, o maior problema do setor no Rio Grande do Sul, hoje, é a defasagem tecnológica dos aviários. “São muito velhos. Quando missões estrangeiras vêm visitá-los se deparam com desperdício de água, de energia”, revela Turra.

Tributação

A questão tributária que afligia os avicultores gaúchos foi resolvida pelo governo anterior, afirma Turra. Aliás, a proposta desses encontros surgiu de uma audiência com a ex-governadora Yeda Crusius, que mostrou surpresa diante da expressão do setor no Estado.