Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Marketing

PNDS cresce em GO

Desenvolvimento da suinocultura em Goiás tem parcerias de peso para 2011. Produtores goianos aprovam ação da ABCS e AGS.

PNDS cresce em GO

Os resultados conquistados pelo estado de Goiás em 2010 pelo Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) garantiram as parcerias e apoios considerados fundamentais para a atuação da Associação Goiana dos Suinocultores (AGS) junto ao Sebrae/GO em 2011. Na segunda quinzena de março, os coordenadores do Projeto estiveram reunidos em diversos encontros com entidades e parceiros do setor para apresentação do novo plano de trabalho, bem como as metas atingidas pelo Projeto no ano passado.
Durante reunião na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado de Goiás (Seagro) estiveram presentes parceiros de peso como o Secretário de Estado da Agricultura, Antônio Flávio Camilo de Lima. Segundo ele, a Seagro acredita na credibilidade e consistência do trabalho efetuado pelo PNDS no estado e reforça a importância da capacitação para a atividade. “Esse projeto está muito bem elaborado e é necessário informar ao consumidor os benefícios da ingestão da carne suína. Para tanto estão sendo desenvolvidos diversos cursos de capacitação em Goiás para a explanação de diferentes cortes na carne e modos de preparo”, explica.
A mesma visão tem o presidente da Associação, Julio Carneiro, que acredita ser preciso quebrar os paradigmas em relação à carne suína. “A carne mais consumida do mundo figura no Brasil na terceira colocação, mas aqui o gargalo no consumo está nos paradigmas que envolvem essa carne e é preciso quebrá-los para que haja o aumento do consumo. Extremamente saborosa essa carne também pode ser saudável e tem um ótimo preço”, salienta o presidente.  Ao final do encontro, o Secretário da Agricultura reforçou seu apoio à suinocultura e a as atividades do Projeto no estado.

O Presidente da AGS, junto aos coordenadores do Projeto, também esteve em reunião na Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) com o superintendente da entidade, Claudinei Rigonato; o Superintendente do Senar/GO, Marcelo Costa Martins e o analista da Regional Metropolitana do Sebrae Goiás, Marcos Fernando Passos, colaborador direto nas ações executadas no estado.
Para o superintendente, os resultados apresentados em 2010 garantem que o caminho trilhado pela AGS e seus parceiros é, com certeza, de muito sucesso. “A visão é bastante estratégica e o envolvimento completo dos elos é essencial para atingir a meta e desenvolver a cadeia como um todo”. Já para Marcos Fernando do Sebrae/GO, o Projeto foi muito bem sucedido, com todas as metas superadas e, para o Sebrae, “esse ano a perspectiva é de ampliação das metas além da continuidade das ações e parceria com o Senar que possibilitará grandes resultados”.
Na mesma oportunidade houve visita à Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), que por meio de seu presidente, Antenor Nogueira, declarou parceria ao Projeto e reiterou a relevância das ações para suinocultura do estado, ressaltando a importância da certificação para Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) desenvolvidas junto às agroindústrias.

Produtores goianos aprovam resultados
Ainda na mesma semana a AGS organizou a apresentação dos resultados do estado no PNDS 2010 aos suinocultores associados à entidade. Segundo a gerente executiva da AGS, Crenilda Neves, as ações superam as expectativas e mobilizaram diversas entidades atuantes no setor que hoje são parceiros importantes para o desenvolvimento da suinocultura regional. Os produtores validaram o plano de trabalho do PNDS junto a AGS e parceiros para 2011 e se comprometeram a apoiar a entidade de forma física e financeira para o desenvolvimento das ações.
Presente no encontro, o analista da Regional Metropolitana do Sebrae Goiás, Marcos Fernando, que apresentou aos produtores presentes o plano de atividades do PNDS 2011, destacando as ações na área de produção e indústria, entre os cursos do Senar/GO para gerentes e colaboradores de granjas. Com a formação dos instrutores estaduais pelo Senar Nacional no início de 2011, o estado de Goiás já tem profissionais preparados para atender as necessidades das granjas e de seus colaboradores. Por isso, o Coordenador de Suinocultura do Senar/GO, Rogério Viana, apresentou aos suinocultores os cursos e módulos que serão oferecidos ainda neste primeiro semestre pela AGS por meio do PNDS.