Durante os dias 05, 06 e 07 de abril, a Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA) promoveu o curso de bem-estar e abate humanitário de bois, frangos e suínos em um dos auditórios do campus da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), em Piracicaba (SP). Mais de 80 pessoas puderam conferir a programação que faz parte do Programa Nacional de Abate Humanitário – STEPS – uma parceria da entidade com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que objetiva melhorar o manejo pré-abate e o abate dos animais através de um programa de treinamento que leva em consideração as novas diretrizes comerciais e legislativas, nacionais e internacionais, relativas ao bem-estar dos animais de produção. “Trata-se de um curso teórico e itinerante, que visa conscientizar profissionais ligados aos setores de aves, bovinos e suínos dos procedimentos utilizados no abate e pré-abate destes animais que minimizam sua dor, proporcionando seu bem-estar”, explica José Rodolfo Ciocca, zootecnista e supervisor de Bem-estar Animal do WSPA, que ministrou o curso na companhia de Tatiane Dandin, zootecnista integrante do STEPS.
De acordo com Ciocca, a falta de conhecimento adequado dos profissionais ligados ao abate animal é o principal entrave na hora de proporcionar melhorias de bem-estar dentro de um estabelecimento frigorífico. Ele explica que é comum encontrar funcionários “sem noção do que é bem-estar animal e sem conhecimento sobre o comportamento do animal, para manejá-lo de forma correta”. Segundo o zootecnista do WSPA, o curso do STEPS quer suprir esta lacuna dentro do setor produtivo.
Prática- Além deste curso teórico, o WSPA também está promovendo treinamentos práticos, com foco no abate humanitário, em alguns estados brasileiros. Segundo a entidade, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo serão os primeiros a receber a capacitação. “Santa Catarina já recebeu este treinamento. Agora estamos entrando no Paraná”, explica Ciocca. “O STEPS pretende capacitar todos os frigoríficos destes estados a praticarem o abate humanitário dos animais, promovendo o bem-estar de aves, bovinos e suínos”.
Saiba mais sobre o Programa Nacional de Abate Humanitário – STEPS. Clique aqui.