A necessidade de conseguir maior eficiência no setor agropecuário constituiu um dos eixos no debate dos membros da Comissão 4 do VI Congresso do Partido Comunista de Cuba.
A respeito da política agroindustrial os presentes expressaram consenso sobre a solicitação de algumas delegações, consistente em que o acesso direto a insumos e equipamento inclua, além dos agrupamentos produtivos, os produtores individuais.
Os delegados da oriental província de Guantánamo sugeriram dar maior força a assegurar uma adequada correspondência entre a qualidade e os preços dos insumos que hoje são ofertados.
Em relação ao lineamento vinculado ao sistema de armazenamento e comercialização de produções agropecuárias, o delegado Noel Rodríguez transmitiu o interesse de incorporar o compromisso de aperfeiçoamento à atividade de benefício dos produtos para melhorar a relação qualidade-preço.
Alfredo González, pela central província de Ciego de Ávila, e María do Carmen Concepción, da ocidental Pinar del Río, apontaram que para conseguir eficiência é preciso evitar as travas que hoje impedem a chegada dos recursos necessários aos produtores.
Por outra parte, Adel Yzquierdo acrescentou que a substituição de importações não pode ser a todo custo; ela requer a consideração de calcular quanto custa e se é prudente fazê-la ou buscar uma alternativa apropriada.
Os delegados também aludiram à necessidade de continuar o desenvolvimento do programa pecuário nos ramos da vacina, suíno, avícola e de gado, para aumentar a produção de proteínas, tal como se propõe em um dos lineamentos da política econômica e social.
Um profundo debate originou-se ao redor do tema da concentração dos investimentos nos produtores mais eficientes, tendo em conta as características territoriais e o vínculo com a indústria.
Gustavo Rodríguez, convidado ao Congresso, explicou que a transformação da agroindústria é necessário dividi-la em três partes fundamentais: a pequena indústria, a média indústria e a indústria nacional.
Quanto à indústria açucareira chegou à Comissão 4 a discussão do lineamento que propõe aumentar de forma sustentada a produção de cana, priorizando o reordenamento das áreas para conseguir aproximação ao central.
Com especial interesse discutiu-se sobre o programa de recuperação e desenvolvimento da ferrovia, empenho que passa por assegurar disciplina, eficiência e a erradicação dos lamentáveis acidentes que tiram vidas humanas e fazem dano significativo à economia.
Variedade, qualidade e preço foram os elementos que concentraram a atenção dos delegados no exame da política para o comércio, expressada também nos lineamentos.