A Doux Frangosul informou ontem que pagou mais uma parte dos débitos com seus 2,2 mil criadores integrados e aves e suínos no Rio Grande do Sul. A empresa não revelou o montante do depósito, mas disse, por intermédio de sua assessoria, que reduziu em “mais de 50%” o valor das dívidas com os produtores.
No dia 18, depois que a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetag-RS), ameaçou reunir 1,5 mil pessoas num protesto em frente à sede da empresa, em Montenegro, a Doux pagou para cada produtor o equivalente a meio lote de animais entregues para abate. Naquele momento, os atrasos chegavam a quatro lotes, ou cerca de 120 dias, segundo o assessor de política agrícola da Fetag-RS, Airton Hochscheid.
Pelo acordo firmado na semana passada (o quinto apresentado pela empresa desde o início dos atrasos, em fevereiro de 2009), a Doux também se comprometeu a quitar mais 10% da dívida remanescente no dia 20 de maio. A origem dos recursos utilizados nos pagamentos não foi informada pela Doux.
Segundo o presidente da Fetag-RS, Elton Weber, a verificação do pagamento anunciado ontem pelo Doux só será possível hoje, quando os integrados tiverem acesso às movimentações atualizadas de suas contas bancárias.