Com foco na ampliação de seus investimentos no Brasil, a Buhler irá investir cerca de R$ 10 milhões na construção de uma nova fábrica em Joinville, Santa Catarina. No momento, o país responde por aproximadamente 40% das vendas na América Latina e 4% do faturamento global da companhia que, em 2010, foi de R$ 3,27 bilhões. A nova unidade foi definida para atender a estratégia da empresa, que se tornará mais competitiva no mercado brasileiro e permitirá o crescimento da atuação da Buhler na América do Sul.
A nova fábrica estará direcionada para atender principalmente as indústrias alimentícias (beneficiamento e moagem de grãos, manuseio de grãos, indústria de óleo) e indústrias de ração animal. O local onde a fábrica será instalada já foi definido e a estrutura vai gerar uma demanda de 80 novos postos de emprego, dando a garantia de 100 mil horas de produção por ano. O desafio da empresa agora é identificar e atrair mão de obra qualificada e para isso já está sendo elaborado um plano de ação.
De acordo com Roger Fischer, diretor financeiro da Buhler na América do Sul, a nova sede terá como principal objetivo a fabricação de máquinas voltadas para o processamento de grãos. A nova unidade exportará entre 30% e 40% da produção para países das Américas. Deste volume, cerca de 85% ficará na América do Sul e o restante irá para a América do Norte.
Outra vantagem da nova fábrica é que, com máquinas produzidas no Brasil, a Buhler poderá participar de programas de financiamento como o FINAME, que por intermédio de instituições financeiras credenciadas facilita a aquisição de máquinas e equipamentos novos, de fabricação nacional, credenciados no Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES). Este será, sem dúvida, um ótimo atrativo para os empresários brasileiros.
Os bons resultados do ano fiscal de 2010 foram um fator a mais na decisão pela nova unidade no Brasil. Segundo Fischer, a companhia faturou R$ 120 milhões no Brasil no ano passado. A previsão de crescimento global para 2011 é de 10%, mas o executivo acredita que o país tenha potencial para crescer acima deste patamar. O resultado da unidade brasileira tem sido puxado pelo processamento de grãos, que responde por 64% das vendas, seguido pelo processamento de alimentos, com 24% de participação.
O foco da companhia no Brasil são os mercados de moagem e seleção óptica de grãos, cervejarias, beneficiamento de arroz, chocolate e cacau, padaria industrial, rações e extrusão em alimentos. As regiões de maior destaque para a multinacional suíça no Brasil são a Centro-Oeste e a Sul: Mato Grosso e Goiás apresentam força nos segmentos de ração, beneficiamento de soja e grãos, enquanto os estados do Paraná e do Rio Grande do Sul têm forte demanda por equipamentos de moagem.
Atualmente, a companhia possui mais de 500 clientes no Brasil. A expectativa é de aumentar ainda mais essa carteira de clientes, incluindo empresas de todas as atividades da economia local. Como diferencial frente à concorrência, a Buhler foca na customização de soluções, ou seja, fornecendo equipamentos que estejam em linha com a necessidade dos clientes.
Aquisições estratégicas
O Grupo Buhler adquiriu no final de abril a empresa Tijdhof Persmatrijzen, com sede em Oldenzaal, Holanda. Este fabricante de moldes e capa de rolos para peletizadoras será integrado à Unidade de negócios Feed & Biomass. A aquisição permite a Buhler reforçar o seu atendimento e ampliar sua base de clientes.
A Tijdhof Persmatrijzen existe há 30 anos e é especializada na fabricação de matrizes para peletizadoras de alta qualidade, que são fornecidas para as indústrias de alimentação animal e de biomassa no mundo inteiro. A empresa familiar e possui equipamentos de produção de última geração. A gestão e os cerca de 20 trabalhadores serão mantidos na empresa, que continuará sob a marca do produto Buhler Tijdhof.
A aquisição permite a Buhler fornecer aos seus clientes peças de reposição para peletizadoras de uma única fonte, incluindo serviços de consultoria. Isso mais uma vez aproxima a Buhler dos seus clientes e abre caminhos para novos mercados.