Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

Governo aposta na capacidade do avicultor capixaba

Espírito Santo tem presença marcante no quadro nacional, no que diz respeito à avicultura de postura e de corte. Santa Maria de Jetibá (ES), por exemplo, ocupa o segundo lugar na produção de ovos no País.

Para demonstrar esse apoio ao produtor, o secretário de Estado da Agricultura do Espírito Santo, Enio Bergoli realizou, no dia 16 de junho de 2011, uma visita a duas granjas localizadas em Santa Maria de Jetibá, município que ocupa o segundo lugar na produção de ovos no País. “Temos presença marcante no quadro nacional, no que diz respeito à avicultura de postura e de corte e temos perspectivas de alcançar o mercado internacional. Isso converge com os objetivos para o setor da avicultura, descritos no planejamento estratégico de desenvolvimento para a agricultura capixaba”.

A afirmação do secretário, Enio Bergoli, indica o apoio que o Governo do Espírito Santo dá à avicultura capixaba, que tem investido em novas tecnologias, modernizando suas instalações industriais e sustentando a competitividade dos produtos avícolas capixabas em todo o Brasil.

Também participaram da visita o gerente de Infraestrutura da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca do Espírito Santo (Seag), Lauro Koelher, o vice-prefeito, Florentino Guilherme, o presidente da OCB/ES, Estério Colnago, produtores e representantes de associações.

Pavimentação

Durante a visita foi solicitado ao secretário a pavimentação de duas estradas por meio do Programa Caminhos do Campo. Uma que liga o distrito de São Sebastião do Meio à sede do município, e outra que liga o distrito de Potratz, em Santa Maria de Jetibá, ao distrito de Melgaço, em Domingos Martins.

“O pedido é justo e válido. Por essas vias saem diversos produtos da agricultura familiar. Para a execução do asfaltamento é preciso primeiro fazer um projeto, e isso deve demorar cerca de um mês, para depois entrar para a lista de projetos executáveis da Secretaria. Temos certeza que quando houver sinal verde para essa obra, esse benefício vai trazer novas oportunidades para os produtores da região”, afirmou o gerente Lauro Koelher.

Avicultura Capixaba

A produção de postura comercial está fortemente ligada ao município de Santa Maria de Jetibá, que é o segundo maior município do Brasil em volume de ovos produzidos. Esse dado foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que mostrou que o município fica apenas atrás do volume produzido em Bastos, São Paulo.

A atividade também está ligada à produção agrícola, pois abastece com adubo orgânico as áreas de plantio de verduras, legumes, frutas, café, milho e outros cultivos. Segundo levantamento da Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (Aves) a produção interna de adubo de aves é de cerca de 30 mil toneladas mês. A produção média mensal 2010/2011 de ovos de mesa foi de 535.500 caixas (com 30 dúzias) e a de frango vivo chegou a 4,9 milhçoes cabeças.

Caminhos do Campo

São aproximadamente 650 quilômetros de estradas rurais pavimentadas. Ao todo são 88 trechos, em 49 municípios, com investimentos de cerca de R$ 200 milhões. A melhoria da infraestrutura rural, especialmente nas regiões onde há maior concentração de agricultura familiar, torna o escoamento da produção mais ágil, reduz perdas de produtos perecíveis e fortalece as atividades voltadas ao agroturismo.

Municípios já beneficiados pelo programa: Afonso Cláudio, Alegre, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Irupi, Itapemirim, Itarana, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Linhares, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Mucurici, Muniz Freire, Pancas, Ponto Belo, Rio Bananal, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, Sooretama, Viana e Vila Valério.