A JBS-Friboi é a empresa brasileira com a maior presença no mexterior, segundo indicou o ranking das transnacionais brasileiras de 2011, divulgado pela Fundação Dom Cabral. Em segundo lugar aparece a empresa de tecnologia Stefanini IT Solutions, seguida pela Gerdau, Ibope, Marfrig, Metalfrio, Odebrecht, Suzano, Sabó e Vale.
A Petrobras, por sua vez, aparece em 27 lugar, enquanto a Brasil Foods aparece em 17, a Embraer em 18, a TAM em 22, e a Natura em 25.
O ranking considera a presença física das empresas em outros países, suas receitas e funcionários em 2010. O levantamento mostrou que a recuperação da economia incentivou novas operações de aquisição e abertura de filiais no exterior por parte das empresas brasileiras, assim como impulsionou o fluxo de investimentos estrangeiros para o Brasil.
No ano passado, o investimento brasileiro direto no exterior somou US$ 11 bilhões, sendo o terceiro maior desde 1994.
Segundo a Fundação Cabral, no ano passado a JBS, primeira colocada, possuía 77,4% de suas vendas, 39,8% de seus ativos e 61,7% de seus funcionários no exterior. A empresa conta com 140 unidades de produção no mundo e atua na Argentina, Estados Unidos, Itália, Austrália, Uruguai, México e Rússia.
A Stefanini, segunda colocada, apresentou forte crescimento no exterior no ano passado, com a aquisição de duas empresas nos Estados Unidos (TechTeam e CXI) e uma na Colômbia (Informática & Tecnología). Com isso, a Stefanini possui hoje 36,1% de sua receita, 67,7% de seus ativos e 37,0% de seus funcionários no exterior.
A Gerdau, que ocupava o segundo lugar no ano passado, apresenta hoje 35,3% de sua receita, 58,0% de seus ativos e 45,3% de seus funcionários no exterior, e índice de transnacionalidade de 46,2%.