A Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) instituiu, nessa quarta-feira, Alysson Paolinelli como novo presidente-executivo da entidade. Ex-Ministro da Agricultura e engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Lavras – MG, o profissional se une ao presidente institucional João Carlos Werlang e à diretoria da associação para representar os produtores de milho de todo o país.
“O desafio é, junto a toda diretoria da Abramilho, mobilizar os produtores de milho para que essa cultura ganhe o reconhecimento que merece no nosso país. Sinto que o milho no Brasil sempre ficou um pouco em segundo plano, mas hoje o grão tem condições de se igualar ou, até mesmo, ultrapassar os números de produção de soja, que é a maior cultura do país atualmente”, considera Paolinelli. Ele ainda comenta que o país já evoluiu muito na produção de milho, principalmente com a utilização de tecnologias agrícolas, mas que ainda existem alguns problemas, principalmente políticos, que precisam ser solucionados.
O novo presidente-executivo possui no currículo experiências de grande valor. Já foi Secretário de Estado de Agricultura de Minas Gerais por três vezes, chefe da Delegação Brasileira na Conferência Mundial de Alimentos da FAO, presidente da Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior do Brasil, presidente da Confederação Nacional de Agricultura do Brasil, além de um dos responsáveis pela criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pelo desenvolvimento do Proálcool. Em 2006, foi laureado com o prêmio World Food Prize, que condecora personalidades que contribuíram significativamente para a diminuição da fome no mundo.