Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Cargill recolhe 16 mil toneladas de perus nos EUA

Maior empresa de agronegócios do mundo anunciou o recall por causa de suspeitas de contaminação pela bactéria salmonela. Mais de 70 pessoas adoeceram e uma morreu em 26 Estados americanos.

A Cargill, maior empresa de agronegócios do mundo, anunciou o recall de nada menos que 16,3 mil toneladas de perus nos Estados Unidos – um dos maiores recalls da história do país. Suspeitas de contaminação pela bactéria salmonela atingiram a empresa depois que mais de 70 pessoas adoeceram e uma morreu em 26 Estados americanos.

A unidade de Soluções para Carnes da companhia interrompeu a produção da planta de Springdale, em Arkansas, de onde provavelmente saíram as aves no período de 20 de fevereiro a 2 de agosto. O recall foi anunciado após informações apresentadas pela empresa ao Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos, que havia dado início a uma investigação.

De acordo com a Cargill, as outras três plantas de processamento de perus em território americano continuarão em operação.

A contaminação levantou novos pedidos de mais rigidez na regulamentação de alimentos nos EUA. “Esse surto mostra a urgência da situação”, disse Sarah Klein, representante da CDC, organização não governamental de segurança alimentar com sede em Washington. “Precisamos de uma abordagem pró-ativa”.