Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Cooperativas

40 anos de cooperativismo

No dia 25 de agosto, o sistema cooperativista catarinense festeja 40 anos com nova sede em Florianópolis (SC).

O cooperativismo catarinense completa 40 anos de história no dia 25 de agosto de 2011 com uma nova, moderna e ecoeficiente sede própria. A Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC) investiram 3,2 milhões de reais na construção da Casa do Cooperativismo Barriga-Verde, na capital do Estado.

Dois atos assinalarão o quadragésimo aniversário da Ocesc: às 15 horas, a inauguração da nova sede e, às 20 horas, no Centro de Convenções da Associação Catarinense de Medicina, a solenidade oficial e as homenagens aos precursores do cooperativismo barriga-verde.

“Construímos uma sede funcional, moderna e racional para atender de forma mais eficiente e confortável as cooperativas de todas as regiões”, assinala o presidente do sistema Ocesc/Sescoop, Marcos Antônio Zordan.

A obra ocupa uma área de 1.104 metros quadrados, situada na esquina da avenida Almirante Tamandaré e com a travessa Aroldo Pessi, no bairro de Capoeiras, em Florianópolis, próximo às pontes que ligam a Ilha de Santa Catarina ao continente. Os trabalhos iniciaram em novembro de 2010 e concluídos em agosto de 2011, absorvendo dezenas de trabalhadores.

A área total construída é de 1.609,27m². A edificação consiste de quatro pavimentos – subsolo, térreo, dois pavimentos-tipo – e um ático, todos interligados por circulação vertical de escada e elevador. Há 24 vagas de estacionamento.

A edificação foi construída com estrutura de concreto armado, empregando vidros espelhados e brises horizontais. Conta com pilotis no térreo e muros de contenção de concreto no térreo e no subsolo.

O subsolo abriga área de garagem para quatro veículos, sendo um deles para portadores de necessidades especiais com acesso pela avenida Almirante Tamandaré, além de um auditório para aproximadamente 140 pessoas com sanitários e depósito.

O térreo, em pilotis, dispõe de estacionamento coberto para seis automóveis e um estacionamento externo para oito veículos, com acesso pela travessa Aroldo Pessi. Tem, ainda, um hall de entrada com recepção. Uma rampa na esquina até o hall constitui o acesso principal da edificação.

Os dois pavimentos-tipo são concepções flexíveis devido a sua amplitude e laje nervurada, proporcionando um layout dinâmico que permite sua utilização conforme as necessidades da Ocesc e do Sescoop. Esse ambiente abriga sala de reunião, mesas de escritório, armários, workstation, copa e sanitários.

O ático é destinado ao gabinete do presidente do sistema cooperativista, que inclui uma ampla sala de reuniões para 14 ou mais pessoas, sala da superintendência e sala presidencial com um sanitário particular.

Diferenciais

A obra foi executada com sistema de construção convencional, porém utilizou materiais com tecnologia de ponta, como revestimentos internos e externos, vidros, acabamentos, etc. Apresenta, ainda, diferenciais estéticos: é uma obra de cunho contemporâneo e tem sua força estética em uma edificação solta e elevada do seu terreno por pilotis, proporcionando leveza e amplitude, ao mesmo tempo em que se torna imponente e marcante. Na fachada, uma estrutura em vidro glazing refletivo, com reforço horizontal de brises instalados por toda sua linearidade em cada pavimento, proporciona transparência e integração com o exterior.

Os brises tem função estética, mas, também, atenuam a incidência dos raios solares, buscando-se assim um ambiente agradável do ponto de vista de habitabilidade e impacto visual. Outro destaque é a volumetria, contrapondo as fachadas de vidro e seus brises horizontais com volumes verticais revestidos com vidro Milk (branco), proporcionando valorização estética, durabilidade e baixa manutenção.

O edifício tem caráter ecoeficiente. Utiliza refrigeração com gás e sistema ecologicamente correto baseado na orientação solar, a permeabilidade do solo e o alivio da emissão de águas no sistema de esgoto público.

Um grupo de profissionais de alto nível trabalhou na concepção e execução da nova sede do cooperativismo catarinense. O projeto arquitetônico foi elaborado pelos arquitetos Ricardo Bragaglia e Umberto Bragaglia; o projeto hidrossanitário é da arquiteta Luana Schimitt Montero, o projeto preventivo é da engenheira civil Damiane Luiza Bebber. O projeto elétrico é do engenheiro eletricista Cláudio Juarez Ferronato e, o estrutural, do engenheiro Luiz Inácio Plentz. Para construir o prédio foi contratada a empresa Estrutura Engenharia, de Florianópolis.

Evolução

A Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) foi fundada em 28 de agosto de 1971 para representar efetivamente o sistema cooperativo catarinense e disciplinar a criação e o registro de cooperativas singulares, cooperativas centrais e federações de cooperativas.

A velha sede da Ocesc/Sescoop – instalada em uma sala de 490 metros quadrados no edifício Jaime Linhares, na rua Vidal Ramos, no centro de Florianópolis – ficou com sua capacidade física esgotada em face da ampliação das atividades e serviços prestados.