A Ucrânia anunciou nesta terça-feira (9) a habilitação de quatro frigoríficos brasileiros para vender carne bovina ao país. A informação é da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo).
As empresas autorizadas foram o Tatuibi, de São Paulo, Mafripar, do Pará, Frigon (Frigorífico Irmãos Gonçalves), de Rondônia, e o Barra Mansa, de São Paulo; todas de pequeno e médio porte. ” É um mercado que pode ser muito importante para o setor”, avaliou o presidente-executivo da Abrafrigo, Péricles Salazar.
Em 2010, o Brasil exportou para a Ucrânia 10,3 mil toneladas de carne bovina, com receita de US$ 38,3 milhões, o equivalente a 0.8% do total de exportações brasileiras no período. “Há algumas mudanças no cenário de vendas para a Ucrânia que podem auxiliar no aumento das exportações”, segundo a entidade.
Segundo Salazar, a entidade trabalha para habilitar novas unidades brasileiras para exportar ao Leste Europeu e também para países do Sudoeste Asiático e Oriente Médio. “Estivemos na África do Sul, que abriu recentemente suas importações de carne bovina ao Brasil. O mercado local também está muito receptivo ao produto brasileiro”, afirmou.
Em 21 de junho, o país havia suspendido ao menos duas plantas de carne bovino, segundo fontes de mercado. Salazar não comentou se a habilitação estaria relacionada ao fato.