Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agroindústrias

Vendas da JBS se aproximam de R$ 30 bilhões no semestre

Crescimento acima de dois dígitos em todas as unidades de negócios da JBS permitiu aumento de 19% na receita da companhia nos primeiros seis meses do ano. Setor de suínos e aves tiveram destaque no resultado.

Nos primeiros seis meses de 2011 o faturamento da JBS S.A. se aproximou de R$ 30 bilhões. As vendas da companhia registraram um crescimento de 19% no período em comparação ao primeiro semestre do ano passado. Entre janeiro e junho de 2011, a receita obtida foi de R$ 29,3 bilhões, ante os R$ 26,3 bilhões do primeiro semestre de 2010.

O resultado se deve ao bom desempenho de todas as unidades de negócio, que obtiveram crescimento superior a dois dígitos nos primeiros seis meses do ano. No período, a receita registrada pela JBS Mercosul – onde estão incluídas as operações de bovinos, couro e lácteos – foi de R$ 7,2 bilhões, um aumento de 14% em comparação ao primeiro semestre do ano passado.

Na JBS USA, onde estão incluídos também os negócios da Austrália, o resultado foi ainda melhor. As vendas da divisão de frango subiram 15% no semestre para US$ 3,9 bilhões, enquanto as de suínos atingiram US$ 1,7 bilhão, com aumento de 21%. Já a receita da operação de bovinos somou US$ 7,8 bilhões, resultado que representa um crescimento de 26% em comparação às vendas do primeiro semestre do ano passado.

2º trimestre de 2011

O bom desempenho do semestre se deve aos números também positivos do segundo trimestre do ano. Nesse período, a receita da companhia foi de R$ 14,6 bilhões, valor 3,6% superior ao segundo trimestre de 2010. A situação poderia ser ainda melhor, não fossem as oscilações cambiais. Excluindo o fator câmbio, o faturamento da JBS S.A. teve um crescimento de 16,3% no segundo trimestre do ano.

JBS Mercosul

O aquecimento do mercado interno e a recuperação das exportações dos produtos industrializados fizeram com que a receita da unidade chegasse a R$ 3,61 bilhões e registrasse crescimento de 2,7% em comparação ao mesmo período do ano passado. O resultado também foi favorecido pelo desempenho do Brasil, onde a companhia conseguiu reduzir custos de produção devido a ganhos de sinergia e escala.

No mercado doméstico dos quatro países que formam a unidade o faturamento trimestral foi de R$ 2,30 bilhões. As vendas internas tiveram um crescimento de 15,1% em comparação ao segundo trimestre do ano passado.

Já no mercado externo, onde as vendas totais do trimestre somaram R$ 1,31 bilhão, o destaque ficou por conta dos produtos industrializados. Esse item registrou faturamento de R$ 189,6 milhões, dando sinais de recuperação em comparação ao trimestre anterior e crescendo 14,1%.

JBS USA – Bovinos

O segmento de carne bovina na JBS USA teve no segundo trimestre de 2011 uma receita de US$ 3,96 bilhões. O desempenho representa um crescimento de 17,9% em comparação ao mesmo período do ano passado e de 4,5% ante as vendas do primeiro trimestre do ano.

Apesar de os números da economia dos Estados Unidos, as vendas de carne bovina no mercado interno americano cresceram 1,4% no segundo trimestre deste ano ante o ciclo anterior. A receita obtida foi de US$ 2,81 bilhões, valor que superou em 17,9% as vendas do segundo trimestre do ano passado.

Apesar de o dólar ter reduzido o crescimento geral das vendas da JBS S.A. no segundo trimestre, a desvalorização da moeda americana deixou a produção dos Estados Unidos mais competitiva no mercado internacional. Com isso, as exportações atingiram US$ 1,15 bilhão, valor 22% maior que o segundo trimestre de 2010 e 13% superior ao resultado dos três primeiros meses de 2011.

JBS USA – Suínos

O aumento significativo das exportações e dos preços médios de venda fez com que a receita do segundo trimestre alcançasse US$ 845,8 milhões, com crescimento de 14,4% em comparação ao mesmo período do ano passado.

As vendas externas somaram US$ 144,4 milhões, aumento de 44,3% sobre o segundo trimestre de 2010. O preço médio de exportação avançou 35,5% para US$ 2,73 por quilo.

No mercado interno, a receita obtida foi de US$ 701,4 milhões, resultado que supera em 9,7% o desempenho do mesmo período de 2010. A empresa também conseguiu repassar parte do aumento de custos, de tal forma que o preço médio de venda ficasse em US$ 2,51 por quilo, 21,6% a mais que no mesmo período do ano passado.

JBS USA – Frango

As exportações de carne de frango atingiram níveis recordes, crescendo em ritmo superior ao da média da indústria americana. Esse contexto impulsionou as vendas gerais a partir da subsidiária americana, que somaram no segundo trimestre US$ 2 bilhões, desempenho 16,7% superior ao mesmo período do ano passado.

O segundo trimestre de 2011 também foi marcado por importantes fatos que merecem destaques:

Posição de caixa e endividamento

A companhia concluiu a emissão de títulos de dívida de longo prazo no valor de US$ 2 bilhões em sua subsidiária dos Estados Unidos. Esses recursos serão pagos a uma taxa de juros média inferior a 4,5% ao ano, valor abaixo ao esperado pela empresa. 

O objetivo da captação foi melhorar a estrutura do endividamento da JBS S.A., pagando dívidas mais caras no Brasil. Com isso já está sendo possível reduzir o custo financeiro da companhia e aumentar sua eficiência fiscal. O benefício da operação é estimado em US$ 150 milhões por ano.

Esta captação possibilitou à companhia encerrar o segundo trimestre com R$ 5 bilhões em seu caixa. Esse valor é mais do que 100% superior à dívida de curto prazo da empresa. Na prática, seria possível quitar todos os débitos existentes nos próximos 12 meses e ainda assim sobrariam recursos disponíveis.