O executivo do Conselho de Suinocultura (Pig Industry Board – PIB) do Zimbábue, Andrew Shoniwa, está visitando hoje, segunda-feira (15), e amanhã a Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC), empresa de pesquisa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Em visita oficial ao país, Shoniwa busca informações para projetos na área de suinocultura. Esta manhã, o executivo do PIB foi recebido pelo chefe geral da Unidade, Dirceu Talamini, além dos chefes adjuntos de Pesquisa e Desenvolvimento, Gerson Scheuermann, e de Transferência de Tecnologia, Gilberto Schmidt. Após a reunião, Shoniwa assistiu ao seminário “Virologia em Suínos – Pesquisa, Vigilância e Reconhecimento Oficial”, com a pesquisadora Janice Zanella. A programação da tarde inclui a discussão da cooperação em cursos e uma visita à granja de suínos da Unidade, com o pesquisador Rodrigo Nicoloso e o assistente Nilson Woloszyn.
Amanhã, terça-feira, está programada uma reunião com o pesquisador Marcelo Miele, com a apresentação dos dados econômicos da suinocultura brasileira e de trabalhos sobre agricultura familiar, com os pesquisadores Cícero Monticelli e Cláudio Miranda.
O país – O Zimbábue fica no sul do continente africano, entre a África do Sul, Botswana, Moçambique e Zâmbia. Sua capital é Harare. O país tem uma área de 390 mil km2 (pouco maior que o estado do Mato Grosso do Sul) e uma população de 12 milhões de habitantes (equivalente ao município de São Paulo). A língua oficial é o inglês, além de dialetos locais. A base da economia é a agricultura, com a produção de suínos, caprinos, ovinos, milho, algodão, tabaco, trigo, café, cana e amendoim.