Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agroindústrias

Condomínios avícolas são oportunidade de investimento rentável

Empreendimentos avicolas agregam valor a propriedade, além de em alguns casos possibilitar a diversificação de investimentos e potencializar os lucros.

O crescimento do segmento avícola vem trazendo novas formas de investimento no setor. Além do crescimento das indústrias em si, tem aumentado muito o número de integrados e propriedades com complexos avícolas em suas áreas. Esses empreendimentos agregam valor a propriedade, além de em alguns casos possibilitar a diversificação de investimentos e potencializar os lucros. Uma das possibilidades de investimento nessa questão têm sido os condomínios avícolas – propriedades com galpões destinados a produção de frango de corte. Com grande rentabilidade para os investidores e com bons produtos para a indústria, os condomínios avícolas crescem e fortalecem a avicultura no campo.

As indústrias estão descobrindo os benefícios de ter em seu quadro de integrados os condomínios avícolas. Uma das principais indústrias de Maringá, o Frangos Canção, é uma das empresas do ramo da avicultura que tem investido nos condomínios avícolas. De acordo com Ildeu Canalli, gerente do departamento agroindustrial do Frangos Canção, “os condomínios avícolas facilitam questões de manejo das aves e um controle sobre uma maior parte da produção dentro do mesmo padrão. É, com certeza, um facilitador para a indústria e para o investidor”, afirma.

Se para as indústrias é um bom negócio, para os investidores é retorno garantido. “Com a estrutura necessária para o funcionamento do empreendimento, através de um bom padrão de construção e equipamentos, equipe técnica e veterinária, o investidor tem menos preocupações, pois conta com uma equipe para manter funcionando os aviários, garantindo o retorno sobre a produção dentro do sistema de integração”, afirma Canalli.

Os condomínios avícolas em geral têm de 8 a 22 aviários na mesma propriedade e o gerenciamento no local de toda essa estrutura é feita por um médico veterinário ou zootecnista, que atua como administrador do empreendimento. Para o cuidado direto com os animais nos aviários, o indicado pelas indústrias é que um casal ou uma família fique responsável por dois aviários. Para a moradia desse parceiro, o integrado disponibiliza uma casa de 86 m², equipada para habitação de uma família. “É importante lembrar que para a construção do condomínio, além do espaço para os aviários, temos também o espaço reservado para as famílias que cuidam do funcionamento dos complexos avícolas”, lembra Canalli.

Com sete condomínios em funcionamento entre seus integrados e outros quatro em construção, que devem entrar em funcionamento até o final do ano, o Frangos Canção se tornou um especialista na construção desse tipo de empreendimento na região de Maringá. “Já estamos sendo procurados por grupos de investidores que querem aplicar recursos na atividade por vislumbrar bons lucros na avicultura. Como não é preciso do cuidado diário do dono do empreendimento nos aviários, e contando com o apoio do administrador, os retornos financeiros tornam-se ainda maiores”, afirma Canalli.