Em seu primeiro pronunciamento como vice presidente da Associação Latino-Americana de Avicultura (ALA), o presidente executivo da Ubabef, Francisco Turra, destacou a importância de o setor avícola da região buscar parcerias e complementariedades, de forma a ampliar a importância no comércio internacional.
“O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango, fornecendo o produto para mais de 150 mercados. Mas a América Latina como um todo pode ter um papel muito mais importante, como o grande fornecedor mundial desta importante proteína animal”, frisou.
Em sua palestra, feita no XXII Congresso Latino-Americano de Avicultura, e que teve como tema “Os Desafios Futuros da Avicultura”, Francisco Turra focou a importância da produção agrícola latino-americana na geração de alimentos para o mundo e a importância da avicultura no processo. Segundo Turra, a carne de frango é a proteína que melhor pode atender à crescente demanda mundial por alimentos, por sua produtividade, qualidade e sustentabilidade.
O dirigente destacou ainda a participação do Brasil no mercado produtor e exportador de carne de frango e ovos, assim como apontou a alta do preço do milho e da soja, principais insumos na preparação de ração, e a desvalorização do dólar frente ao real, como os maiores desafios para ampliar a competitividade do setor no mercado internacional.