Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Rússia

Embargo russo em debate

Rússia e Brasil voltam a conversar sobre restrições à carne brasileira. Presidente da Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carnes vai à Moscou.

Russian Flag
Russian Flag

Funcionários da Secretaria de Relações Institucionais do Ministério da Agricultura do Brasil e o presidente da Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carnes, Antônio Camardelli, esperam concluir na próxima semana em Moscou os entendimentos com as autoridades do Rosselkhoznadzor, o Serviço de Controle Veterinário e Fitossanitário da Rússia, em torno das restrições temporárias impostas pelo governo russo à importação da carne brasileira.
Em junho deste ano, os sanitaristas russos interditaram a compra de carne de frigoríficos situados nos Estados de Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul, alegando que a carne dessas empresas, destinada ao mercado russo, continha produtos químicos incompatíveis com os padrões russos de aceitação para o consumo humano.
Desde então, a questão tem mobilizado produtores rurais e os representantes de pelo menos dois Ministérios brasileiros, o da Agricultura e o das Relações Exteriores.
Os titulares dessas pastas têm manifestado confiança de que todas as pendências serão resolvidas favoravelmente e que em breve as exportações brasileiras de carne para a Rússia serão restabelecidas em sua plenitude.