Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Colassa já é sucesso

Congresso Latino Americano de Suinocultura e Sustentabilidade Ambiental acontece em Foz do Iguaçu (PR) até sexta-feira (30/09).

Discutir a sustentabilidade na suinocultura é um dos focos do evento realizado pela Associação Paranaense de Suinocultores (APS), INBRADESS, Itaipu Binacional e Unioeste que começou nesta quarta-feira, dia 28, e reuniu professores, produtores e estudantes de toda a América do Sul.

Durante a tarde, quatro profissionais e professores trataram de diversos temas. O Diretor do departamento de desenvolvimento sustentável da cidade de Foz do Iguaçu, Marco Aurélio de Matos Alexandre, falou sobre a coleta e a reciclagem de suínos mortos, que pode ser uma alternativa para reduzir o impacto ambiental. Já Rafael Fuentes, pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) tratou do plantio direto com qualidade e sustentabilidade e, por fim, Pierluigi Semenza e Victor Miola discutiram a transformação de resíduos orgânicos. 

Os participantes puderam ouvir também, além dos assuntos técnicos e acadêmicos, sobre questões bastante atuais. “Esse problema que a suinocultura enfrenta com russos, por exemplo, nós conhecemos muito bem, estamos em contato com o ministério e já conhecemos a solução” ressaltou o Pierluigi Semenza, físico e químico italiano que vive no Brasil e pesquisa a atividade. 

Para o presidente da APS e um dos idealizadores do evento, Carlos Francisco Geesdorf, o Colassa já superou as expectativas. “Nós sabíamos que o tema atrairia muitas pessoas, mas a participação foi ainda maior e estamos apenas no primeiro dia. Nossa ideia é trazer um evento de qualidade”, ressaltou Geesdorf.

Nesta quinta-feira, dia 29, as atividades começam cedo, às oito horas da manhã, e além das palestras, o público também conta com um cenário encantador: o Colassa está sendo realizado nas dependências da ITAIPU Binacional. Quem quiser participar do evento ainda pode, pois as inscrições são realizadas no local. Para mais informações e para ver a programação completa do evento acesse o site www.inbradess.org.br.